O próprio Executivo se manifestou favorável à proposição por reforçar e consolidar a presença da Uemg na região, conforme afirmou o relator da proposição

Terreno no município de Abaeté deve abrigar unidade da Uemg

Projeto que autoriza doação de imóvel situado no bairro Amazonas já pode ser votado em 2º turno no Plenário.

20/04/2016 - 13:08 - Atualizado em 20/04/2016 - 16:38

Com o parecer favorável dado nesta quarta-feira (20/4/16) ao Projeto de Lei 2.798/15, o município de Abaeté (Região Central do Estado) poderá contar em breve com a instalação de uma unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em terreno de 7.200 m², situado no bairro Amazonas. A proposição, que dispõe sobre a doação do imóvel à instituição, foi analisada em 2º turno pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e já pode retornar ao Plenário para votação final.

De autoria do deputado Tiago Ulisses (PV), presidente da FFO, o projeto autoriza o município de Abaeté a doar à universidade o imóvel de que trata a Lei 14.629, de 2003. O parecer do relator, deputado Thiago Cota (PMDB), foi pela aprovação da proposição em sua forma original. O parecer da FFO esclarece que a mencionada lei autorizou o Executivo a doar o terreno para o funcionamento de uma escola da rede municipal. A Lei 14.629 prevê que o imóvel retornaria ao patrimônio do Estado uma vez cessada a causa que justificou a doação, situação que motivou o projeto para dar nova destinação ao terreno.

Segundo o relator, o próprio Executivo se manifestou favorável à proposição por reforçar e consolidar a presença da Uemg na região e por atender a proposta da instituição de descentralizar e interiorizar a oferta de cursos e programas, permitindo a valorização e o desenvolvimento das potencialidades das comunidades locais. Sendo a Uemg uma autarquia do Estado, o parecer destaca ainda que o imóvel, com a aprovação do projeto, retornará ao Estado, ainda que de forma indireta, tendo assim impacto financeiro positivo sobre o patrimônio estadual.

Hoje a Uemg está presente em Abaeté por meio de ações de expansão da Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi), cujas atividades de ensino, pesquisa e extensão foram absorvidas pela Universidade do Estado em 2014, passando a oferecer ensino público e gratuito em diversas áreas do conhecimento. Além da própria Abaeté, a presença da Uemg na cidade beneficia estudantes de várias cidades da região, como Biquinhas, Cedro do Abaeté, Dores do Indaiá, Ibitira, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Quartel Geral, Paineiras e Pompéu.

Consulte o resultado da reunião.