Atendimento a presos usuários de droga será debatido na ALMG
Reformulação do Plano Operativo Estadual de Atenção à Saúde no Sistema Prisional também está na pauta da reunião.
15/04/2016 - 14:20 - Atualizado em 15/04/2016 - 17:43A Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas vai realizar uma reunião nesta terça-feira (19/4/16), para debater o atendimento à saúde prestado aos usuários de drogas que se encontram no Sistema Prisional no Estado, bem como a reformulação do Plano Operativo Estadual de Atenção à Saúde no Sistema Prisional. A audiência está marcada para as 16 horas, no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelo deputado Antônio Jorge (PPS), que também preside a comissão.
Segundo o parlamentar, o aumento do consumo de drogas tem crescido, especialmente entre a população mais vulnerável sob o ponto de vista social, como é o caso da população carcerária. Antônio Jorge explica que a saúde no sistema prisional, considerado por ele um tema complexo e com status distante do razoável, vem se agravando entre a população de usuários de drogas. Com isso, segundo ele, seriam frequentes as notificações em função das inevitáveis crises de abstinência dentro das unidades prisionais.
Convidados - Foram convidados o subsecretário de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, Rafael Miranda Alves Pereira; o subsecretário de Administração Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social, Rodrigo de Melo Teixeira; a subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Maria do Carmo; o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Leonardo Soares Nader; a superintendente de Atendimento ao Preso da Secretaria de Estado de Defesa Social, Louise Bernardes Passos Leite; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), José Maurício Lima Rezende; e a coordenadora em saúde da Pessoa Privada de Liberdade, Reila Rezende.