Última semana para conferir mostra coletiva de fotografia
Cláudio apresenta ensaio sobre tragédia em Mariana, já Júnior convida o público a um olhar externo sobre a arte.
11/04/2016 - 12:52O público pode ver até esta sexta-feira (15/4/16) a exposição coletiva de fotografia de Cláudio Nadalin e Júnior Rodrigues, na Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema, das 8 às 18 horas.
O fotógrafo Cláudio Nadalin traz o ensaio Oh! Minas Gerais, sobre a destruição ecológica e material causada pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Bento Rodrigues, em Mariana (Região Central do Estado), em 5 de novembro do ano passado. O artista utiliza a fotografia digital para explorar as cores e texturas deixadas pela lama no que restou da cidade e dramatiza o cenário de destruição apresentado pela tragédia em um trabalho fotojornalístico com uma interpretação plástica e artística.
Bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e especialista em Ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cláudio é fotógrafo profissional do Centro de Conservação de Bens Culturais (Cecor-UFMG) desde 1994 e atua na área da fotografia documental e artística.
Júnior Rodrigues apresenta o ensaio Não Encontra Mais, que traz uma série de fotografias em que convida o público a um olhar externo, a visitar o local das imagens retratadas, provocando um questionamento sobre a não permanência do público na galeria.
Nascido em Belo Horizonte, Júnior iniciou sua carreira artística pintando óleo sobre tela, em 2004, na comunidade católica Família de Cana. Em 2009, ingressou na escola de artes Guignard, onde aprimorou a técnica. Já participou, como expositor, de mostras de vários centros culturais.