Entidades da construção civil participam de reunião na ALMG
Primeiro encontro preparatório para ciclo de debates sobre a área foi realizado nesta quarta (6).
06/04/2016 - 19:02 - Atualizado em 06/04/2016 - 19:42Várias entidades compareceram à primeira reunião preparatória para ciclo de debates sobre a construção civil, realizada nesta quarta-feira (6/4/16). O evento, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), está previsto para a segunda quinzena de junho, no Plenário, e vai abordar temas relevantes para o crescimento do setor no Estado. Entre as instituições que participaram estão o Sindicato da Construção (Sinduscom), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sincepot), a Caixa Econômica Federal e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MG).
Durante o encontro, o deputado Felipe Attiê (PTB) reforçou que o ciclo de debates deverá abordar temas práticos para a construção civil. Ele elencou ainda os principais problemas do setor atualmente. Entre eles estão a falta de fontes de financiamento, o excesso de burocracia e a falta de cultura de poupança da população brasileira.
Já o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) destacou o papel do ciclo de debates para a construção de alternativas à crise econômica que o Brasil enfrenta. Segundo ele, a construção civil tem papel fundamental para a geração de renda, já que emprega os mais variados estratos sociais.
Temas - Durante a reunião, os representantes das entidades sugeriram temas a serem abordados durante o ciclo. Assuntos como o adensamento da cadeia produtiva da construção civil em Minas, a modernização das relações trabalhistas, as novas tecnologias e a atração de capital internacional para o financiamento da construção foram levantados.
Também foi sugerido o planejamento de investimentos em infraestrutura pelo governo federal. Entretanto, o deputado Felipe Attiê reforçou que o foco deste ciclo de debates será a construção de habitações e que, no ano de 2017, outro evento será organizado para debater questões relativas à construção pesada.
A próxima reunião preparatória foi agendada para quarta-feira (13), às 16 horas.