Participação popular é fundamental para Fórum de Cultura
Maioria dos integrantes da Comissão de Representação, eleita ao final do evento, será da sociedade civil.
31/03/2016 - 15:16 - Atualizado em 31/03/2016 - 17:09Organizadores do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura definiram, durante reunião preparatória realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (31/3/16), que a Comissão de Representação do evento terá 20 participantes, dos quais oito são do poder público e 12 da sociedade civil. Esse grupo será responsável por acompanhar os desdobramentos do assunto, dentro e fora da Assembleia.
Todas as pessoas interessadas podem participar dos encontros regionais do fórum técnico, realizado pela ALMG em parceria com entidades e órgãos públicos, mesmo que não façam parte de nenhuma entidade formalmente constituída. Basta se inscrever pelo Portal da ALMG ou pessoalmente, minutos antes do início do encontro.
O objetivo do evento é ampliar a participação popular na discussão do Projeto de Lei 2.805/15, de autoria do Executivo, que contém o Plano Estadual de Cultura e tramita na ALMG. Já foram realizadas etapas regionais em cinco cidades do interior: Ouro Preto (Região Central do Estado), Araxá (Alto Paranaíba), Paracatu (Noroeste do Estado), Divinópolis (Centro-Oeste de Minas) e Governador Valadares (Vale do Rio Doce). Ao todo, serão 12 eventos no interior, mais uma plenária final em Belo Horizonte, marcada para os dias 8, 9 e 10 de junho.
"Estamos investindo nesse fórum porque queremos ouvir a população, ouvir os municípios. Quanto mais pessoas, quanto mais manifestações artísticas estiverem ali representadas, melhor será", afirmou o deputado Bosco (PTdoB), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia e que coordenou a reunião preparatória.
O próximo encontro será em Montes Claros (Norte de Minas), no dia 4 de abril. As inscrições para esta etapa podem ser feitas até as 15 horas de sexta-feira (1º/4). O evento será no Auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), na Avenida Major Alexandre Rodrigues, 416, no bairro Ibituruna.