Comissão visita entidade paulista que lida com diabetes

Objetivo é conhecer experiências da sociedade civil junto a pacientes e mobilizar associações para debate na ALMG.

31/03/2016 - 10:22

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai à cidade de São Paulo (SP), nesta quinta-feira (31/3/16), para conhecer a experiência e o trabalho da Associação de Diabetes Juvenil de São Paulo. A visita à entidade está marcada para as 15 horas, em sua sede na Rua Padre Antônio Tomas, 213, bairro Água Branca.

Segundo o deputado Antônio Jorge (PPS), autor do requerimento, a associação é uma das referências em diabetes no terceiro setor. Além de conhecer as atividades da entidade, o parlamentar vai convidar a associação para participar de debate público sobre diabetes que a comissão deve realizar no mês de abril, no Plenário da ALMG.

“Queremos envolver também a sociedade civil na discussão, sobretudo em um momento crítico como o atual, de falta de medicamentos e de material para o tratamento de diabéticos”, destaca o parlamentar.

Segundo Antônio Jorge, unidades do SUS não dispõem, por exemplo, de fita de glicemia, usada para testes de diabetes, o que estaria expondo inclusive crianças ao uso desnecessário de insulina para tratamento da doença sem que se tenha um diagnóstico ou acompanhamento efetivos.