Comissão de Saúde conhece trabalho de associação de diabetes
Deputado Antônio Jorge visita ADJ, em São Paulo, e convida entidade para participar de evento da ALMG sobre o tema.
31/03/2016 - 18:08Como representante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Antônio Jorge (PPS) visitou, nesta quinta-feira (31/3/16), a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), de São Paulo. O objetivo da visita, segundo o parlamentar, foi conhecer o trabalho realizado pela entidade e convidar representantes dela para participar do evento institucional sobre o diabetes, que a Assembleia realizará no Plenário, dia 15 de abril deste ano.
Antônio Jorge explicou que, entre os quatro temas que serão tratados durante o debate, está a participação da sociedade e, nesse sentido, ele julgou importante convidar a ADJ, entidade localizada na cidade de São Paulo (SP), com quase 40 anos de atuação. “A associação é uma referência do terceiro setor na defesa de direitos dos diabéticos e na educação para o diabetes”, elogiou.
O deputado acrescentou que quer envolver a sociedade na discussão desse tema, sobretudo no momento atual, em que faltam medicamentos e material para o tratamento. Ainda de acordo com Antônio Jorge, o SUS não está fornecendo fitas de glicemia, usada para testes de diabetes. Isso estaria expondo crianças ao uso de insulina sem diagnóstico e acompanhamento adequados.
História - Fundada por um grupo de pais de crianças e adolescentes com diabetes, a ADJ atende pessoas com todos os tipos de diabetes. Para isso, a entidade conta com uma uma equipe multidisciplinar com psicóloga, nutricionista, enfermeira, farmacêutica, podóloga, odontologista, assistente social e voluntários (portadores de diabetes ou familiares).
Com mais de 18 mil associados no Brasil (90% no estado de São Paulo), a Associação de Diabetes Juvenil atua ainda como orientadora e fiscalizadora da luta pelos direitos do portador de diabetes no País.