ALMG celebra Dia Mundial da Água com debate público

Comissões se reúnem nesta segunda (21), no Plenário, para dar continuidade aos debates do Seminário Águas de Minas III.

18/03/2016 - 11:32

Em comemoração ao Dia Mundial da Água e para dar continuidade aos debates iniciados no Seminário Legislativo Águas de Minas III, as Comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável e Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), promovem, nesta segunda-feira (21/3/16), o Debate Público Águas de Minas: Revitalização e Gestão dos Rios de Minas. As atividades serão realizadas das 9 às 13 horas, no Plenário.

A requerimento do deputado Iran Barbosa (PMDB), o debate para comemorar o dia da água, celebrado em 22 de março, também pretende fortalecer os comitês de bacia e as parcerias com o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas e o Projeto Manuelzão.

Na opinião do parlamentar, que é presidente da Comissão Extraordinária das Águas da ALMG, o Estado passa por uma das mais fortes crises hídricas registradas. "A redução no consumo de água e o retorno das chuvas aliviaram nossos sistemas, mas não solucionou o problema. Ainda é preciso discutir muito sobre os caminhos a serem tomados para a preservação dos nossos rios e bacias, e buscar melhorias para os sistemas de captação e distribuição de água em Minas", ponderou. 

Confira a programação completa do evento:

Horário Atividade

9 horas

Abertura

  • Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – deputado Cássio Soares (PSD)
  • Presidente da Comissão Extraordinária das Águas – deputado Iran Barbosa
  • Coordenador do Fórum Mineiro de Comitês – Hideraldo Buch

9h30

Águas de Minas III – Encaminhamentos propostos à ALMG

  • Coordenador do Comitê de Acompanhamento do Seminário Águas de Minas III – Antônio Giacomini Ribeiro

9h50

Painel sobre os rios de Minas

  • Bacia do Rio Doce – representante: Leonardo Deptulski
  • Bacia do Rio Jequitinhonha – representante: Emanuele Mares Oliveira
  • Bacia do Rio Paraopeba – representante: Denes Martins da Costa Lott
  • Bacia do Rio São Francisco – representante: Antônio Eustáquio Vieira
  • Bacia do Rio Mucuri – representante: Alice Lorentz de Faria Godinho
 

10h40

Balanço do Pacto pelas Águas – Acordo firmado entre os comitês de bacias e o governo do Estado – A água como direito humano

  • Representante do Fórum Mineiro de Comitês e presidente do CBH Velhas – Marcus Vinicius Polignano
  • Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão
 11h10 Debate
 13 horas Encerramento

Convidados – Foram convidados para o debate público os integrantes das comissões de Agropecuária e Agroindústria; de Desenvolvimento Econômico e de Minas e Energia, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio de Souza Cruz; o assessor do gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Leonardo Ladeira; e a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Maria de Fátima Chagas Dias Coelho.

Também foram convidados o prefeito de Colatina e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce – Colatina/ES, Leonardo Deptulski; o coordenador-geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande – Uberaba/MG, Hideraldo Buch; o presidente do Movimento Verde de Paracatu, Antônio Eustáquio Vieira; a vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Médio e Baixo Rio Jequitinhonha – Almenara/MG, Emanuele Mares Oliveira; a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Mucuri - Teófilo Otoni/MG, Alice Lorentz de Faria Godinho; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba – Brumadinho/MG, Denes Martins da Costa Lott; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari – Araguari/MG, Antônio Giacomini Ribeiro; e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas - Belo Horizonte, Marcus Vinícius Polignano.