Discussão aprovada é uma demanda da Associação Trem Bão de Minas

Transporte de passageiros sobre trilhos motiva audiência

Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas aprovou requerimento para discutir assunto em Ibirité, na RMBH.

15/03/2016 - 16:39

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (15/3/16), requerimento para a realização de uma audiência pública, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), sobre a necessidade de implantação do transporte de passageiros sobre trilhos na região.

A reunião, que foi solicitada pela deputada Marília Campos (PT), deve ser realizada em conjunto pelas Comissões de Transporte e de Participação Popular, da qual é presidente. Segundo o requerimento, a discussão é uma demanda da Associação Trem Bão de Minas (ATBM).

Foi anexado ao requerimento ofício dessa associação. No texto, foi destacado que são muitas as necessidades da população dos dez municípios cortados pela malha ferroviária do Vale do Paraopeba, referentes à mobilidade urbana e ao transporte público. As dez cidades são Belo Horizonte, Ibirité, Sarzedo, Mário Campos, Brumadinho, na RMBH; Moeda, Belo Vale, Jeceaba, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, na Região Central do Estado.

“A falta de investimento em infraestrutura de transportes, a precariedade e o elevado custo do transporte público, realizado unicamente pelo modal rodoviário, têm tornado o sistema de mobilidade urbana regional extremamente ineficiente, acarretando prejuízos econômicos, ambientais e sociais”, destacou o ofício.

Consulte o resultado da reunião.