Reunião Especial homenageará o criador do Comida di Buteco
Eduardo Maya receberá nesta quinta (17), no Plenário, o título de cidadão honorário de Minas Gerais.
11/03/2016 - 12:32A Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG) realiza nesta quinta-feira (17/3/16) Reunião Especial de Plenário para entregar o título de cidadão honorário de Minas Gerais à Luiz Eduardo da Silva Maya, criador do Comida di Buteco, tradicional concurso gastronômico. A homenagem, que atende a requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), será às 19h30, no Plenário. Na ocasião, será entregue uma placa ao homenageado.
Antônio Carlos Arantes destacou a importância do reconhecimento a Eduardo Maya. “Tudo que o Eduardo Maya fez em nosso Estado foi para valorizar a nossa culinária típica, aquela das receitas simples, baratas e saborosas, bem ao espírito do povo mineiro, valorizando o pequeno produtor e gerando emprego e renda”, explicou.
Eduardo Maya tem 57 anos, é carioca e acumula 20 anos dedicados ao estudo, desenvolvimento e divulgação da gastronomia mineira. Nessa missão, promove projetos importantes ligados à culinária em todo o Brasil, tendo criado, em 1999, em Belo Horizonte, o Comida di Buteco, com a intenção de valorização da cozinha típica de Minas Gerais e os botecos de BH, cuja fama é reconhecida em todo o País. Na primeira edição, foram apenas dez participantes. Na última edição, foram 45 botecos na Capital mineira, modelo que já se disseminou por 20 cidades de todo o Brasil.
O homenageado também é o idealizador e gerencia o projeto Aproxima, que estreita o contato entre os melhores produtos e produtores mineiros com chefs de cozinha e o grande público. “O nome sintetiza o conjunto de ações envolvidas nesse grande encontro gastronômico: aproximar a tradição e o novo, o prazer e o negócio, os mineiros e suas raízes, as montanhas e o mundo”, explica Eduardo Maya.
O homenageado promove ainda a feira gastronômica que acontece no Mercado Central de Belo Horizonte e dirige um centro gastronômico em BH que leva seu nome, onde faz eventos e ministra aulas e palestras. É também o gestor do Cozinha/Escola Nestlé, projeto desenvolvido em parceria com o Mercado Central e a multinacional do ramo de alimentos, e o idealizador e atual presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Pùblico (Oscip) Conspiração Gastronômica, que promove a culinária e os sabores de Minas Gerais.