Comissão vai debater contaminação por dengue em transfusões

Audiência nesta quarta (9) vai discutir morte de paciente com leucemia em Juiz de Fora após receber sangue contaminado.

08/03/2016 - 16:55

Dando continuidade ao debate realizado na semana passada, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (9/3/16), às 15 horas, no Plenarinho IV, o desdobramento de audiência pública destinada à discussão de ações de prevenção e combate à dengue, febre chikungunya e a disseminação do vírus zika. Dessa vez, os convidados vão focar nos riscos de contaminação por dengue em transfusões de sangue no Estado.

Apesar de não ser o autor do requerimento para a realização da reunião, o deputado Noraldino Júnior (PSC) relatará experiência pessoal, considerando o recente falecimento de sua prima Janaína Carvalho em Juiz de Fora (Zona da Mata) por supostamente ter recebido transfusão de sangue de um doador infectado por dengue. A paciente tinha leucemia.

Os parlamentares querem ouvir as autoridades de saúde sobre o assunto e questionar se há possibilidade de esperar um período de quarentena entre a coleta e a transfusão de sangue para que os pacientes não corram riscos. “O caso da Janaína me fez pensar que situações semelhantes podem estar acontecendo. Precisamos esclarecer os critérios para aprovação do sangue doado. Esta é uma questão urgente de saúde pública”, ressaltou Noraldino Junior.

A reunião atende requerimento do deputado Arlen Santiago (PTB), presidente da comissão, e dos deputados Glaycon Franco (PTN), Ricardo Faria (PCdoB), Doutor Jean Freire (PT), Carlos Pimenta (PDT) e Fred Costa (PEN).

Convidados – Foram convidados o ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro; o vice-governador do Estado, Antônio Andrade; o secretário de Estado de Saúde (SES), Fausto Pereira dos Santos; a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi; e o chefe do Escritório de Representação do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Carlos Roberto Arvellos. Ainda da SES, foram convidados a subsecretária de Vigilância e Proteção à Saúde, Celeste de Souza Rodrigues; o superintendente de Vigilância Sanitária, Rilke Novato Públio; e o superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, Rodrigo Fabiano do Carmo Said.

Também foram convidados o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Jarbas Barbosa da Silva Júnior; o presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano Silva; a defensora pública geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard; o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, Gilmar de Assis; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM/MG), Fábio Augusto de Castro Guerra; e o procurador regional dos Direitos do Cidadão da Procuradoria da República, Edmundo Antônio Dias Netto Junior.

Por fim, também estão convidados o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção MG (OAB-MG), Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; o chefe da Defensoria Pública da União, João Márcio Simões; o prefeito de Pará de Minas (Região Central do Estado) e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Júlio de Faria; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, José Maurício Lima Rezende; e o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, Francisco de Assis Figueiredo.