Preços em supermercados sobem, em média, 0,85%
Pesquisa do Procon Assembleia comparou preços praticados em 16 estabelecimentos de Belo Horizonte.
07/03/2016 - 15:02Os preços dos produtos vendidos em supermercados subiram, em média, 0,85% em Belo Horizonte no mês de fevereiro. É o que mostra pesquisa do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada em 16 supermercados da Capital. No total, foram consultados os preços de 159 produtos entre os dias 29/2 e 1º/3/16.
Consulte a pesquisa completa de preços em supermercados.
Os itens que mais puxaram a inflação para cima foram os de limpeza, que na média subiram 1,65% na comparação com os preços constatados na pesquisa anterior, feita no início de fevereiro. Produtos como água sanitária e desinfetante lideraram a lista de aumentos. Os produtos alimentícios subiram, em média, 1,13%, índice puxado principalmente pelo extrato de tomate, pelo leite integral longa vida e pelo vinagre.
Por outro lado, o grupo de produtos de higiene ficou 1,72% mais barato, em média. Colaboraram para esse alívio no bolso do consumidor artigos como shampoo, papel higiênico e absorvente.
A pesquisa constatou também grandes variações de preços para um mesmo produto, dependendo do estabelecimento. Em alguns casos, essa diferença passa dos 100%, como determinadas marcas de biscoito, vinagre, sal, farinha de trigo e margarina.