A visita aprovada pelos deputados será conjunta com a Comissão das Barragens

Cipe Rio Doce vai à Assembleia do Espírito Santo

Visita, nesta quarta-feira (24), tem o objetivo de conhecer relatório da Funasa sobre desastre em Mariana.

23/02/2016 - 11:28

Os deputados da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram um requerimento para que seja realizada uma visita técnica à Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A solicitação, aprovada na reunião desta terça-feira (23/2/16), é de autoria da presidente da comissão, deputada Celise Laviola (PMDB), e será nesta quarta (24), às 14h30, na capital capixaba.

De acordo com a parlamentar, a atividade tem o objetivo de acompanhar a apresentação do relatório elaborado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) sobre as consequências do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana (Região Central do Estado), em novembro do ano passado. A visita será conjunta com a Comissão Extraordinária das Barragens da ALMG.

Tragédia – O rompimento da Barragem do Fundão liberou 32 milhões de metros cúbicos de lama com rejeitos de minério, que mataram 19 pessoas, poluíram 663 quilômetros de três rios (Doce, Gualaxo do Norte e do Carmo), arrasaram 1.469 hectares de vegetação e contaminaram a água prejudicando o abastecimento hídrico das cidades banhadas pelos rios.

Consulte o resultado da reunião.