Exposição em homenagem aos 20 anos do Zás é aberta na ALMG
Solenidade, com homenagens e apresentações artísticas, contou com a presença de representantes da cultura mineira.
22/02/2016 - 20:09 - Atualizado em 23/02/2016 - 13:30A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) celebrou, na noite desta segunda-feira (22/2/16), o aniversário de 20 anos do programa cultural Zás. Na comemoração foi lembrada toda a trajetória da iniciativa, que firmou-se na agenda cultural da Capital mineira oferecendo um espetáculo de qualidade todas as sextas-feiras, ao meio-dia, no Teatro.
No decorrer de sua história, o programa já recebeu mais de 600 artistas e grupos mineiros, como Lô Borges, Wilson Sideral, Vander Lee, Maurício Tizumba, Beto Guedes, Celso Adolfo, Paulinho Pedra Azul, Titane e as companhias Passo Básico e Matraca de Teatro de Bonecos.
O público teve a oportunidade de apreciar a apresentação de dança da coreógrafa Iasmin Aischan, performance do grupo Primeiro Ato, esquete do ator Carlos Nunes e apresentação do Trio Amaranto. Os shows aconteceram no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema (EPC). Na Galeria de Arte, no mesmo local, foi inaugurada exposição com mais de 500 cartazes dos espetáculos de música, dança, teatro e poesia produzidos ao longo das duas décadas do Zás. A mostra, que vai até o dia 11 de março, é aberta ao público.
A solenidade foi aberta pelo diretor de Comunicação Institucional da ALMG, Rodrigo Lucena, que ressaltou que o objetivo do programa é oferecer sempre um momento de descontração aos servidores e à comunidade, mantendo-se por tanto tempo graças aos esforços e à persistência dos servidores da ALMG. “Estamos na expectativa de expandir o programa para dar mais oportunidades aos novos talentos que estão surgindo no cenário cultural mineiro”, ressaltou.
Homenagens - As instituições patrocinadoras do Zás receberam homenagens: Associação dos Servidores do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Aslemg); Associação dos Servidores Aposentados da ALMG (Aplemg), representada por Lúcio Antônio de Souza; e a Cooperativa de Crédito dos Servidores dos Poderes Legislativos do Estado de Minas Gerais e do seu Órgão Auxiliar Ltda. (Sicoob Cofal), representada por seu diretor-geral José Ramos dos Santos.
Também foram homenageados servidores da ALMG que se dedicaram à manutenção do programa: Aldo Azevedo, Carla Godoy, Cláudia Bento Mello, Cláudio Rocha, Dinho Souza, Gabriela Marotta, Heloísa Duarte, Itália Machado de Grisolia, Kátia Chaves Romano, Ludovikus Moreira, Luisa Pieroni, Myléne Camilo Marques, Ricardo Rabelo e Silas Veloso.
TV Assembleia - O Zás abarca a multiplicidade cultural de Minas Gerais e sua inclusão na programação da TV Assembleia amplia o alcance da iniciativa, divulgando para o interior do Estado a produção artística realizada no EPC.
O Zás é exibido sempre às sextas-feiras, às 23h30, com reprises no sábado, às 15h50 e às 19h30, e no domingo, às 8h30 e à meia-noite.