Presidente da ALMG participa de formatura de novos sargentos
Adalclever Lopes foi paraninfo da turma de 274 formandos, nesta sexta-feira (11), na Capital.
11/12/2015 - 22:24O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou, nesta sexta-feira (11/12/15), da formatura do curso de sargento da Polícia Militar de Minas Gerais. A solenidade, que marcou a formatura de 274 novos sargentos, foi realizada na Escola de Formação de Soldados, na Capital.
Como paraninfo dos formandos, o presidente da Assembleia destacou a importância do sistema de ensino da Polícia Militar que, desde 1927, com a criação da Escola de Sargentos, proporciona a capacitação e formação de profissionais de segurança pública. Para o parlamentar, com o passar dos anos, esse sistema de ensino foi atualizado de forma competente e contínua, contribuindo para que os policiais estejam cada vez mais preparados para a preservação da ordem pública e a garantia da paz social.
Essa evolução, de acordo com o parlamentar, pode ser observada pela estrutura do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, que representa um novo modelo de curso em nível superior de tecnologia e foi concebido para atender a demanda de qualificação da formação dos sargentos. Para Adalclever Lopes, esse novo modelo consolida o processo de valorização e qualificação do público interno da Polícia Militar, além de oferecer à comunidade profissionais mais capacitados.
Como parte desse processo de evolução da formação dos profissionais da segurança pública, o parlamentar citou ainda a Lei Complementar 115, de 2010, que é decorrente do Projeto de Lei Complementar (PLC) 61/10. A lei estabelece a formação superior como requisito para ingresso na Polícia Militar.
Curso - O Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública é ofertado anualmente aos Cabos ou Soldados de 1ª Classe da Polícia Militar de Minas Gerais. Com duração de treze meses, sendo dez destinados à formação acadêmica presencial e três destinados à prática curricular supervisionada. São oferecidas 276 vagas por turma e carga horária de 1.712 horas.