Galeria de Arte da ALMG reforça valores democráticos
Espaço, motivo de elogios de artistas, está com inscrições abertas até 18 de dezembro para novas exposições em 2016.
30/11/2015 - 18:54 - Atualizado em 01/12/2015 - 11:46Um espaço democrático, com liberdade para criar e se aproximar mais do público e de outros artistas. Assim a artista visual Mariana Fonseca Laterza e o designer de ambientes Leonardo Oliveira Leodimmy definiram a Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que segue com inscrições abertas, até o próximo dia 18 de dezembro, para ocupação em 2016.
Os dois artistas já expuseram seus trabalhos no espaço, cujo novo edital traz, entre outras inovações, o aprimoramento dos critérios de seleção e a composição da banca avaliadora, que terá dois representantes da ALMG ligados à cultura, e três profissionais de notório saber nessa área.
Mariana Laterza expôs em novembro último na Galeria de Arte da ALMG. Foram litogravuras, gravuras em metal, monotipias e outras formas de gravuras feitas a partir de memórias incrustadas em ruínas de Belo Horizonte, cidade em que nasceu.
Segundo ela, a ALMG lhe deu liberdade para ir além do que havia proposto inicialmente e a artista conseguiu fazer uma exposição melhor do que a que havia idealizado. “Já havia exposto no BDMG, na Copasa e, como tive mais liberdade, pude fazer algo diferente, com retorno positivo do público. Muitas galerias não te dão a oportunidade de modificar a proposta inicial”, destaca.
Já Leandro Gonçalves de Oliveira, ou Leodimmy, expôs em outubro último a série "O amor é uma flor roxa". O artista utiliza várias técnicas, entre as quais lápis de cor sobre papel de seda, folha de ouro, grafite, colagens e óleo e acrílica sobre tela.
Para ele, expor na ALMG também foi bastante proveitoso, especialmente considerando o fato de ser um “artista iniciando, tateando um caminho”. “O espaço da galeria é importante porque é democrático, favorecendo o contato com todas as formas de produção artística, acadêmicas ou populares”, elogiou.
O Programa de Exposições da Galeria prevê modalidades de artes visuais (pintura, desenho, esculturas, gravuras, documentos, fotografias, instalações e congêneres) e artesanato. As exposições, individuais ou coletivas, devem ter caráter cultural, didático ou científico. Elas serão realizadas entre março e novembro de 2016, sempre com acesso gratuito.
Mas Mariana e Leonardo terão que esperar até 2017 para voltar a expor no espaço, já que o edital veda a participação de artistas ou associações contemplados em 2015. O documento prevê, ainda, a divulgação dos nomes dos membros da comissão avaliadora antes do término das inscrições.
Como participar - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente, das 8 às 18 horas, no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema. O material também pode ser encaminhado via Correios, com aviso de recebimento. O destinatário, nesse caso, é Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema – Galeria de Arte, Rua Rodrigues Caldas, 30 – Térreo, Bairro Santo Agostinho, CEP 30.190-921, Belo Horizonte – Minas Gerais.
Todos os detalhes do material a ser enviado estão no edital, assim como os documentos necessários à inscrição. A ficha de inscrição e os demais anexos também estão disponíveis no Portal da Assembleia.