Além da placa alusiva à homenagem, Theodomiro Paulino também foi agraciado com com um selo postal estampado com seu rosto

Theodomiro Paulino é homenageado pelos 50 anos de jornalismo

Reunião Especial de Plenário contou com a presença de políticos do Norte de Minas. Aécio e Anastasia enviaram mensagens.

27/11/2015 - 17:29

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, na noite de quinta-feira (26/11/15), o jornalista Theodomiro Paulino pelos 50 anos de atuação profissional. A Reunião Especial contou com a presença dos deputados Gil Pereira (PP), autor do requerimento para a homenagem; Gustavo Corrêa (DEM), que representou o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB); e Arlen Santiago (PTB). Também prestigiaram o jornalista a deputada federal Raquel Muniz (PSC-MG); o deputado federal Saraiva Felipe (PMDB-MG); o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite; o ex-presidente da ALMG, Dinis Pinheiro; e o prefeito de Montes Claros e ex-deputado estadual, Ruy Muniz.

Colunista de Montes Claros (Norte de Minas), Theodomiro Paulino iniciou sua carreira no Diário de Montes Claros. Escreveu em muitos jornais e revistas da região e participou de programas de TV. Em Belo Horizonte, já contribuiu com os extintos Diário de Minas e Jornal de Minas e também com o Hoje em Dia.

Os senadores mineiros Aécio Neves e Antonio Anastasia, ambos do PSDB, enviaram mensagens de congratulações para o jornalista. Aécio lembrou a amizade com Theodomiro Paulino, de quem já frequentou a casa, e destacou o trabalho do jornalista. “A vida cultural, social e política em Minas Gerais, nos últimos 50 anos, tem estado sempre em destaque em sua coluna, referência para quem busca informação de qualidade”, afirmou.

Anastasia também desfiou elogios ao colunista, a quem definiu como uma das riquezas do Norte de Minas. “Seu estilo sofisticado e vívida personalidade fazem de seu nome um emblema da resistência cultural e social de nosso Estado”, completou.

No discurso lido em Plenário, o presidente Adalclever Lopes elogiou a trajetória do jornalista, lembrando que já mereceu uma Medalha do Mérito Legislativo. Também destacou o trabalho social desenvolvido pelo jornalista, que fundou uma creche de amparo a crianças com câncer, além de realizar campanhas solidárias sempre no inverno e por ocasião do Natal.

Referência – Gil Pereira relatou passagens do trabalho de Theodomiro Paulino, lembrando que recebeu o título de “Príncipe do Colunismo Social” por Ibrahim Sued – um dos mais famosos do Brasil. O deputado também elogiou a capacidade de articulação do colunista. “Fez da sua cidade um ponto de encontro de brasileiros de todos as nuances: presidentes, empresários, religiosos, governadores, prefeitos, doutores, parlamentares, artistas de todos os tons e cores”, pontuou. Gustavo Corrêa agradeceu ao homenageado pelas alegrias que teve em festas promovidas por ele em Montes Claros.

Além da placa com mensagem sobre a homenagem, o jornalista também foi agraciado com com um selo postal personalizado, estampado com seu rosto. O selo foi obliterado com o uso do carimbo datador, pelo gerente institucional dos Correios do Norte de Minas, Evaldo Jener de Fátima. A obliteração é um ritual no qual se carimba o selo, que será conservado no museu dos Correios. Também oficializa a circulação do selo postal, garantindo sua autenticidade.

Theodomiro Paulino se emocionou com a homenagem e agradeceu a presença de todos os presentes. Em seu discurso, cobrou mais atenção dos governos para o Norte do Estado. Citou a necessidade de se criar barragens para armazenar água e reduzir os impactos da seca na região. ”Desde que comecei a escrever, tive, como trincheira, defender o Norte de Minas e Montes Claros, que é seu polo, sua capital”, disse ele, ao justificar a cobrança.