Tragédia em Mariana é tema do Assembleia Debate
Programa da TV Assembleia estreia nesta quinta (26), ao meio-dia, mas pode ser assistido em horários alternativos.
26/11/2015 - 11:17A tragédia causada pela mineradora Samarco, em Mariana (Região Central do Estado), é tema do programa Assembleia Debate desta semana, que terá integrantes da Comissão Extraordinária das Barragens da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O programa da TV Assembleia recebe o deputado Cássio Soares (PSD), que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de parlamentares das áreas mais impactadas pela tragédia: o deputado Bonifácio Mourão (PSDB), de Governador Valarares (Vale do Rio Doce), que integra ainda a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce); e o deputado Thiago Cota (PPS), de Mariana, que é vice-líder do bloco Compromisso com Minas Gerais.
Assista aos últimos vídeos do Assembleia Debate.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
O rompimento da barragem do Fundão aconteceu no dia 5 de novembro, provocando uma avalanche de lama e minério que destruiu tudo em seu caminho, incluindo a fauna e flora ao longo do Rio Doce, e chegou até o Oceano Atlântico. Desde então, são novos problemas e muitas dúvidas a cada dia, preocupando sobreviventes, comunidades atingidas, ambientalistas e autoridades.
Os deputados convidados analisam os estragos provocados pelos rejeitos de minério da Samarco, joint venture da Vale e da anglo-australiana BHP, e discutem as regras de licenciamento e de fiscalização das barragens.
Minas Gerais tem 735 barragens, a metade em áreas de mineração. Esses empreendimentos são fiscalizados por apenas quatro funcionários do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Para evitar novas tragédias e garantir segurança à atividade, o Ministério Público do Estado resolveu fazer um pente-fino nos processos de licenciamento que dependem da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O programa estreia nesta quinta-feira (26/11/15), ao meio-dia, mas também pode ser assistido nesta sexta (27), às 21 horas, além de sábado (28), às 21 horas; domingo (29), às 13 horas; segunda-feira (30), às 23 horas, além de quarta-feira (2), às 21 horas.