Sesi e Senai são homenageados no Plenário da Assembleia
Reunião Especial celebrou o desempenho das instituições no Enem e em competição mundial de conhecimento.
23/11/2015 - 11:36A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, por meio de Reunião Especial de Plenário, os estudantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na “Worldskills Competition”, olimpíada mundial de conhecimento. A solenidade, que atendeu a requerimento do presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputado Paulo Lamac (PT), aconteceu na manhã desta segunda-feira (23/11/15).
De acordo com o parlamentar, o Sesi e o Senai, que fazem parte do Sistema Fiemg, foram criados para formar mão de obra qualificada e proporcionar qualidade de vida para profissionais de todo o País. E, para ele, estes objetivos foram extrapolados, em especial pela sua atuação em Minas Gerais. “O sistema Fiemg oferece ensino de qualidade, referência em saúde ocupacional e centro esportivo. São quase mil cursos, que atendem a dezenas de milhares de estudantes no Estado”, disse.
Em relação ao Enem, Paulo Lamac destaca que nove entre as dez principais instituições com as melhores notas no Estado são do Sesi-MG. “As duas entidades, ligadas ao Sistema Fiemg, vêm colhendo frutos. O êxito destes jovens nos traz um alento para enfrentarmos a atual crise”, ressaltou.
O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) fez coro às palavras do colega parlamentar e salientou que a ALMG cumpre seu papel de homenagear ações que proporcionam o desenvolvimento de Minas Gerais. “Que esta conquista sirva de exemplo para todo o sistema de educação do nosso Estado”, afirmou.
Resultado recorde – O vice-presidente da Fiemg, Romeu Scarioli, agradeceu a homenagem, ao dizer que trata-se de um reconhecimento da sociedade pelo compromisso da instituição com o ensino de qualidade. Segundo ele, no “Worldskills Competition,” que contou com a participação de 62 países, sendo 56 competidores brasileiros, os resultados foram os melhores já alcançados pelo País. “Ficamos em primeiro lugar geral, com 27 medalhas e 18 certificados de excelência. As conquistas são passos importantes na construção de uma indústria moderna e inovadora e da sociedade como um todo”, disse.
Ao final, a superintedente de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação, Cecília Resende Alves, destacou que educação de qualidade exige esforço e dedicação e que o sucesso do Sesi e do Senai são resultados desse trabalho. Diante disso, anunciou que a secretaria vem firmando parcerias e convênios com o Sistema Fiemg, para levar esta experiência bem-sucedida aos jovens da rede pública do Estado.