Segundo o secretário de Estado, a retomada da construção do novo terminal se deu em julho de 2015, após audiência pública realizada na ALMG
Murilo Valadares (à direita) se comprometeu a realizar estudos de viabilidade para construir novos terminais

Novo terminal do Move em Neves será concluído em fevereiro

População reconhece que a obra é um avanço, mas cobra novas intervenções para atender as demais regiões da cidade.

17/11/2015 - 12:47

O secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares, anunciou que o novo terminal metropolitano de passageiros do Move em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) será concluído em fevereiro de 2016. A informação foi dada à prefeita, Daniela Corrêa, e a representantes de moradores, em visita da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada nesta terça-feira (17/11/15) às obras do terminal. A atividade atendeu a requerimento da deputada Marília Campos (PT).

Segundo o gestor estadual, a construção do novo terminal teve início em janeiro de 2014, foi paralisada em novembro do mesmo ano e retomada em julho de 2015, após audiência pública realizada na ALMG. “A obra, que está orçada em R$ 24 milhões, atenderá a demanda da cidade até 2045 e beneficiará até 100 mil pessoas em sua capacidade máxima”, ressaltou. Murilo Valadares explicou, ainda, que 66% da obra foi executada.

A representante da comissão dos moradores, Fátima Maria Cezário, afirmou que a obra vai desafogar o transporte de passageiros da região, mas lamentou a infraestrutura do terminal provisório que vem sendo utilizado. “O espaço é precário. Não há segurança, higiene e conforto. Do jeito que está, causa tumulto e tem esgoto a céu aberto, o que atrai ratos e dá mal cheiro”, descreveu. O atual terminal tem capacidade para atender 30 mil pessoas.

Moradores pedem mais terminais para atender outros bairros

O terminal do Move que deve ser concluído em fevereiro resolve a situação de Justinópolis, mas os bairros Veneza e a região central de Ribeirão das Neves continuarão desatendidas, segundo a prefeita Daniela Corrêa. Ela explica que os moradores das demais regiões ainda terão que fazer a baldeação em Justinópolis, o que atrasa a viagem para Belo Horizonte em até uma hora. “O Estado precisa construir mais dois terminais e melhorar a alimentação das linhas de ônibus. A população tem demorado mais a chegar ao centro da Capital e, na maioria das vezes, faz o trajeto em pé”, denunciou.

A representante da comissão de moradores do centro de Ribeirão das Neves, Nágela Maria Ribeiro, pediu uma nova estação que contemple essa região. Para ela, a esperança com a chegada do Move no município se transformou em mais problemas para as pessoas. “A maior parte das pessoas trabalha em Belo Horizonte e, após a implantação do terminal provisório, nosso transporte ficou mais demorado e desconfortável”, lamentou.

Diante dos pedidos e questionamentos dos moradores, o secretário Murilo Valadares se comprometeu a realizar estudos de viabilidade, tanto da construção de novos terminais, quanto da melhoria da alimentação das linhas que atendem a cidade.

Avanços - Ao final, a deputada Marília Campos ponderou que é preciso celebrar o retorno das obras e a previsão de entrega completa do novo terminal em fevereiro. “Verificamos um avanço importante no atendimento a Ribeirão das Neves, mas devemos aprofundar os debates e avançar nas demais necessidades da população”, destacou.