Reunião Especial vai celebrar os 40 anos da Assprom
ALMG homenageia a Associação Profissionalizante do Menor por seu aniversário, nesta segunda-feira (16).
13/11/2015 - 14:07 - Atualizado em 13/11/2015 - 17:14O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará Reunião Especial para celebrar o aniversário de 40 anos da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), comemorado em 4 de dezembro. A homenagem, que atende a requerimento da deputada Ione Pinheiro (DEM) e do deputado João Leite (PSDB), será nesta segunda-feira (16/11/15), a partir das 14 horas. Durante a solenidade, haverá apresentações culturais conduzidas por menores que integram os quadros da associação.
Ao abordar a importância desse reconhecimento por parte do Legislativo, a deputada Ione Pinheiro destaca o valor da Assprom para o aperfeiçoamento dos adolescentes e para a tranquilidade de pais e familiares. “A Assprom oferece qualidade de vida para jovens e suas famílias, além de promover a formação profissional, o acompanhamento escolar e o amadurecimento pessoal desses adolescentes”, avalia.
A visão da parlamentar é corroborada pelo deputado João Leite, que ainda ressalta a qualidade dos serviços prestados pela entidade. "A Assprom é uma associação que contribui diretamente na formação profissional e educacional de jovens carentes em Minas Gerais. Em seus 40 anos, a associação vem cumprindo seu papel social de forma exemplar, oferecendo amparo, oportunidades e orientação aos jovens mineiros", enfatiza ele.
A solenidade deve contar, ainda, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que desde o seu período como prefeito de Belo Horizonte tem um relacionamento estreito com a associação. Em razão dos impactos sociais positivos decorrentes do trabalho executado pela Assprom, essa ligação do ministro com a entidade teria continuado quando ele assumiu a pasta do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Razão pela qual Patrus Ananias estaria empenhado em comparecer à homenagem.
História - Fundada em 4 de dezembro de 1975, a Assprom é uma entidade de assistência social sem fins lucrativos, que nasceu com o objetivo de atender a adolescentes da extinta Guarda-Mirim. Atualmente, o seu quadro conta com 3.500 jovens, na Capital e no interior de Minas Gerais. Cerca de 80 mil jovens já passaram pela instituição, que promove a formação pessoal, profissional e cidadã dos menores, oferecendo ferramentas para a melhoria da qualidade de vida deles e de suas das famílias.
A associação desenvolve cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar e profissional, além de atividades socioeducativas, por meio de dois programas com objetivos socioassistenciais: Adolescente Trabalhador e Aprendizagem. Durante o período de formação, todos os jovens recebem apoio e auxílio, tanto da Assprom, quanto das empresas e órgãos públicos parceiros, que assumem a contratação dos menores.