Comissão de Minas e Energia aprova reuniões sobre barragens
Também foi solicitada visita a mina que utiliza sistema de reaproveitamento de resíduos.
11/11/2015 - 19:54Nesta quarta-feira (11/11/15), a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou seis requerimentos relacionados ao rompimento das barragens de rejeitos da empresa Samarco, em Mariana (Região Central do Estado). Três delas são para realização de audiências públicas.
Um dos requerimentos aprovados, de autoria do deputado Felipe Attiê (PP), é para realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para discutir a tragédia de Mariana, a extensão dos danos, a situação da população e propostas de mudança na fiscalização das barragens de rejeitos em Minas.
Outro requerimento, de autoria do deputado Doutor Jean Freire (PT), é para debater em audiência pública a segurança das barragens de rejeitos de mineração no Estado. O mesmo deputado solicitou audiência conjunta com a Comissão Extraordinária das Águas para discutir o uso da água na mineração, em especial nas barragens de rejeitos.
Outro requerimento, de autoria do deputado João Vítor Xavier (PSDB), é para que sejam convidados a visitar a Comissão de Minas e Energia o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, e o corpo técnico da empresa, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre o rompimento das barragens em Mariana.
Foi ainda aprovada solicitação dos deputados Gil Pereira (PP), presidente da comissão, e do deputado Glaycon Franco (PTN), para que seja realizada visita à mina Ferro Mais, no município de Congonhas (Região Central do Estado), para conhecer o processo e equipamentos usados no reaproveitamento de resíduos da mineração, de forma a eliminar ou minimizar a necessidade de barragens.
Por fim, foi aprovado requerimento para que seja encaminhado voto de pesar à Prefeitura e à Câmara Municipal de Mariana, pelas mortes e prejuízos causados pela tragédia. O documento foi assinado pelos deputados Gil Pereira, Glaycon Franco e João Vítor Xavier.