Comissão debaterá aumento do uso de drogas no Estado

Deputados querem discutir problema que atinge cada vez mais crianças e adolescestes e avaliar novas políticas públicas.

23/10/2015 - 13:48 - Atualizado em 23/10/2015 - 14:43

A Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência pública sobre o aumento do uso de drogas por crianças e adolescentes, a dependência química, além de políticas de combate às drogas no Estado. A reunião será na próxima terça-feira (27/10/15), às 16 horas, no Plenarinho II, atendendo a requerimento dos deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Cabo Júlio (PMDB).

De acordo com o deputado Dalmo Ribeiro Silva, as drogas são consideradas uma epidemia há muito tempo e têm assolado, cada vez mais, as famílias, por isso a importância de discutir este assunto em audiência pública. "É necessário que sejam formuladas e implementadas políticas públicas mais efetivas para enfrentar o crescimento do uso de drogas por crianças e adolescentes", afirmou.

Para o deputado Cabo Júlio, é preciso discutir políticas públicas sobre as drogas, e, a partir disso, encontrar caminhos ou mecanismos que diminuam a incidência de jovens dependentes químicos. "Está cada vez mais comum nos depararmos com crianças e adolescentes consumindo algum tipo de droga pelas ruas. Não podemos fechar os olhos para o problema", salientou.

Convidados – Foram convidados o subsecretário de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, Rafael Miranda Alves Pereira; a juíza da Vara de Atos Infracionais da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, Valéria da Silva Rodrigues; o promotor de justiça de Saúde Mental de Belo Horizonte, Bruno Alexander Vieira Soares; a delegada-geral de Polícia Civil da Delegacia de Proteção e Orientação ao Menor, Elisabeth Terezinha de Oliveira Dinardo Abreu; o conselheiro do Conselho Tutelar Regional Leste de Belo Horizonte, Lucas Israel Silva de Oliveira; o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais; Frederico Duarte Garcia, e o coordenador do Centro Regional de Referência em Drogas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Aloísio Andrade.

Também foram convidados a secretária municipal de Políticas Sociais de Belo Horizonte, Luzia Ferreira; o superintendente do Centro de Referência Estadual em Álcool e Outras Drogas da Subsecretaria Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, Reinaldo Mendes Ribeiro; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte, Márcia Cristina Alves; e a presidente da Associação Brasileira Comunitária para Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, Mônica Miranda.