Os deputados ouviram reclamações de pessoas com deficiência a respeito da acessibilidade em BH

Atendimento a pessoas com alergia a lactose pauta comissão

Garantia de fornecimento de fórmulas infantis especiais será discutida em visita à Secretaria de Saúde.

20/10/2015 - 18:21

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta terça-feira (20/10/15) requerimento de autoria do presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD), para visitar a Secretaria de Estado de Saúde. O objetivo é discutir a implantação de protocolo uniforme para dispensação de fórmulas infantis especiais a pacientes com alergia à proteína do leite de vaca. Segundo o parlamentar, alguns Estados já possuem esse protocolo, e os pacientes mineiros, na maioria das vezes, não contam com serviços especializados e padronizados.

Durante a reunião, foram ouvidas pessoas com deficiência que reclamaram das condições dos elevadores nos ônibus de Belo Horizonte. Eles também criticaram a forma como são tratados pela BHTrans e pelos funcionários das empresas de ônibus.

De acordo com o deputado Duarte Bechir, já foi solicitada uma audiência para discutir essa questão com a BHTrans. “É um total desrespeito a maneira como as pessoas com deficiência são tratadas no transporte público”, afirmou. Para o deputado Elismar Prado (PT), a situação é muito grave. "Todos sofrem com o transporte público, principalmente as pessoas com deficiência", disse.

As condições das calçadas também foram criticadas na reunião. De acordo com a representante do Movimento da Pessoa com Deficiência, Terezinha Rocha, os cadeirantes precisam andar na rua, correndo risco de sofrerem acidente, devido à falta de conservação dos passeios.

Consulte o resultado da reunião.