Servidores da ALMG integram elenco de Amor em Pedaços, que faz uma releitura de clássicos shakespeareanos

Segunda Musical terá harpista e tributo a Shakespeare

Concerto nesta segunda (19), às 20 horas, no Teatro, integra a programação da 14ª Semana do Servidor da ALMG.

19/10/2015 - 11:03

O Segunda Musical Especial desta segunda-feira (19/10/15), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), integra a programação da 14ª Semana do Servidor da Assembleia e será dividido em duas partes. No primeiro ato, a harpista Cecília Pacheco interpreta obras de Cristina Braga, John Thomas e Marcel Gandjany. Logo depois, a soprano Marisa Simões, os servidores da ALMG Cláudia Bento (atriz) e Antônio Carlos de Magalhães (cravista) e a servidora aposentada Kátia Chaves (atriz) farão uma homenagem a William Shakespeare.

Cecília Pacheco é natural de Belo Horizonte, bacharel em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e harpista titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Já se apresentou com várias orquestras, entre as quais a Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com a orquestra Juvenil da Bahia, Cecília realizou turnê nos Estados Unidos, na Suíça, na Itália e na Inglaterra.

Shakespeare – O espetáculo Amor em Pedaços é uma leitura dramática das obras do dramaturgo inglês de diferentes períodos, entre as quais A Megera Domada, Trabalhos de amor perdidos, Noite de Reis, Otelo, A Tempestade e Como gostais. Num trabalho de apropriação livre, trechos que falam de amor foram extraídos dessas peças e serão apresentados na forma de um sonho.

A partir da estrutura herdada da commedia dell'arte, com prólogo e epílogo, Amor em Pedaços também terá uma introdução e um fechamento para a ideia do sonho, com enxertos do clássico shakespeareano Sonho de uma Noite de Verão. Os entre atos foram recheados com canto ou dança, propondo um novo sonho para os personagens.

As músicas foram escritas para as peças de Shakespeare e musicadas por outros compositores. Tendo o mundo como um grande palco, os expectadores verão amor, ciúmes, desilusão, revelações e o despertar, costurados pelas músicas em cravo e canto lírico.

Cláudia Bento é diretora e atriz e também idealizadora do programa Segunda Musical. Já servidora aposentada Katia Chaves é formada em Direito e participou do espetáculo teatral Pum, do premiado programa educacional Cidadão Mirim.

O pianista e cravista Antônio Carlos de Magalhães possui experiência em música erudita e popular. É licenciado em piano pela Escola de Música da UFMG e pós-graduado em Práticas Interpretativas em Música Brasileira pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). É o diretor artístico do Segunda Musical.

A soprano lírico Marisa Simões é bacharel em canto e piano pela UFMG e pela Fundação Mineira de Artes Aleijadinho, da Uemg. É especialista em Declamação Lírica e em Música Brasileira e mestre em Práticas Musicais. Atuou como solista em oratórios e óperas e, atualmente é professora de canto lírico dos cursos de bacharelado e licenciatura da Uemg.

Mais informações sobre o espetáculo.