Deputados vão vistoriar presídio de Teófilo Otoni
Após rebelião, Comissão de Segurança Pública visitará unidade prisional nesta quinta (15) para verificar infraestrutura.
14/10/2015 - 12:08Em razão da recente rebelião ocorrida no Presídio de Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), que culminou na morte de três detentos e na fuga de outros 15, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará visita àquela unidade prisional, situada na Rua Dr. Marcílio Rosa, nº 240, Jardim Iracema. Requerida pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), a vistoria será feita nesta quinta-feira (15/10/15), a partir das 9 horas.
Os parlamentares pretendem verificar as condições de trabalho do efetivo lotado no presídio, bem como a situação estrutural de suas instalações, além de avaliar as soluções logísticas adotadas após a rebelião. Os deputados vão ainda conhecer a realidade do estabelecimento prisional de Governador Valadares (Vale do Rio Doce), onde teria havido uma rebelião em junho deste ano.
O presidente da comissão criticou a superlotação do sistema prisional mineiro, cobrando ações do Governo do Estado para sanar o problema. “O secretário havia garantido novas vagas no sistema há cerca de seis meses, mas até agora nada foi feito. Queremos apurar o que houve para dar a devida satisfação à sociedade. Em Teófilo Otoni, vamos verificar as condições de trabalho, a quantidade de efetivo, a escala de trabalho e a capacidade da unidade, e tentar saber os motivos da rebelião. Felizmente, nenhum agente público ficou ferido no episódio. Isso demonstra o grau de periculosidade enfrentado pelos profissionais de segurança. A tensão do cárcere é uma constante", avaliou Sargento Rodrigues.