Notícias Rss

A reforma da Praça Carlos Chagas levou em conta demandas dos moradores do entorno, que enviaram sugestões durante pesquisa realizada em 2011
A reforma da Praça Carlos Chagas levou em conta demandas dos moradores do entorno, que enviaram sugestões durante pesquisa realizada em 2011 - Foto:Guilherme Dardanhan
A Orquestra Sinfônica da PM apresentou um repertório de trilhas sonoras de cinema e canções populares
A Orquestra Sinfônica da PM apresentou um repertório de trilhas sonoras de cinema e canções populares - Foto:Sarah Torres
Cerimônia marcou a inclusão de placas no monumento em homenagem aos doadores de órgãos e tecidos
Cerimônia marcou a inclusão de placas no monumento em homenagem aos doadores de órgãos e tecidos - Foto:Guilherme Dardanhan
Foi inaugurado o retrato de Dinis Pinheiro na galeria que homenageia os ex-presidentes da ALMG, no Salão Nobre
Foi inaugurado o retrato de Dinis Pinheiro na galeria que homenageia os ex-presidentes da ALMG, no Salão Nobre - Foto:Willian Dias
06/10/2015 20h21

Nova Praça da Assembleia é entregue à população de BH

Solenidade de entrega das obras de requalificação contou com presença de autoridades e apresentação da Orquestra da PM.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fizeram, na noite desta terça-feira (6/10/15), uma solenidade de entrega oficial das obras de requalificação da Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia), que fica no bairro Santo Agostinho, na Capital. O evento, que contou com a presença do presidente do Legislativo mineiro, deputado Adalclever Lopes (PMDB); do prefeito da Capital, Marcio Lacerda; e de autoridades estaduais e municipais, teve, ainda, a apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e uma bênção do padre José Geraldo Sobreira, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O presidente da ALMG destacou, em seu discurso, que a praça é de todos. Segundo ele, além da realização das obras, existe o compromisso para que o Parlamento mineiro e a PBH cuidem juntos do espaço, que teve suas obras de requalificação iniciadas em junho do ano passado. “Criei meu filhos aqui e é um orgulho poder entregar às famílias um local em que possam conviver com felicidade e harmonia”, ressaltou.

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, afirmou que a nova praça representa um passo significativo na história da Capital. Para ele, as cidades devem ser inclusivas e participativas, e isso só é possível com espaços públicos de qualidade. “A Praça Carlos Chagas faz parte do nosso imaginário. Esse trabalho, realizado com os recursos da Assembleia e com o assessoramento do Executivo municipal, é um marco para a nossa população”, concluiu.

Logo após a cerimônia, a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar apresentou um repertório de trilhas sonoras de cinema e canções populares nacionais e internacionais.

Reforma atende demandas da população

A requalificação da praça integra as ações do projeto Assembleia de Todos, que compôs a carteira de 2011/2012 do Direcionamento Estratégico da ALMG. A reforma levou em conta demandas dos moradores do entorno, que enviaram sugestões durante pesquisa realizada em 2011.

Assim, foi feito novo paisagismo, com fontes luminosas, plantio de árvores e renovação dos jardins. Foram instalados nova iluminação de LED (mais eficiente e econômica), bebedouros, aparelhos para ginástica, bicicletário e mesas de xadrez. O coreto foi totalmente reformado, mantendo-se as características originais em função do tombamento do local. O piso também foi reformado e ganhou reforço em lugares por onde podem transitar veículos, como na antiga via de acesso. Dois playgrounds com piso emborrachado e brinquedos de madeira também são novidades.

Monumento homenageia novos doadores de órgãos

Antes da solenidade de inauguração da Praça da Assembleia, foi realizada cerimônia para marcar a inclusão de placas no monumento em homenagem aos doadores de órgãos e tecidos, que fica nos jardins do Hall das Bandeiras. Inaugurado em 2014, o monumento foi desenvolvido pelo artista plástico Leo Santana e reúne duas estátuas de bronze e um piso de placas de aço, nas quais estão inscritos nomes de doadores. A partir da autorização dos familiares, foram instaladas placas com 307 novos nomes.

O diretor do Complexo MG Transplantes, Omar Lopes Cançado Júnior, destacou que Minas Gerais é o terceiro Estado em número de transplantes de órgãos. Apesar disso, cerca de 3 mil pessoas ainda aguardam na fila de doação. “Por isso, é importante homenagear essas pessoas, pois esse ato multiplica vidas”, disse. Ele destacou que cada pessoa que deseja doar precisa conversar com seus familiares para permitirem a doação.

Sandra Márcia Laje, mãe do doador Alessandro Laje, afirmou que o filho sofreu acidente aos 21 anos e teve morte encefálica, o que a fez autorizar a doação de seu coração e outros órgãos. “Meu filho salvou muitas vidas, o que para mim foi um gesto de amor. Temos que pensar naqueles que estão na fila dos transplantes, à espera de um milagre”, disse, emocionada.

Mateus Oliveira Leite, que recebeu a doação de um coração, agradeceu a Deus, à Assembleia e ao MG Transplantes por terem lhe dado apoio na sua caminhada. “Que outras pessoas possam ser ajudadas como eu fui”, afirmou.

Para o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, “não há dádiva maior no mundo que salvar vidas, como fazem os doadores de órgãos”. Ele colocou o Legislativo mineiro à disposição para apoiar qualquer iniciativa de apoio às doações.

Ex-presidente da ALMG é homenageado

Momentos antes, foi realizada cerimônia de inauguração do retrato de Dinis Pinheiro na galeria que homenageia os ex-presidentes da ALMG, no Salão Nobre. O ex-presidente disse que sua passagem pela ALMG representou um capítulo especial em sua vida. Fazendo um balanço de sua atuação, afirmou que buscou em sua gestão “tornar o Legislativo mineiro mais missionário e cidadão”. Na sua avaliação, o Legislativo é um grande avalista das liberdades democráticas e cada homem público que passa por esse Poder deve devotar sua vida aos mais simples.

O presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, endossou a fala de Dinis Pinheiro, afirmando que este teve sua trajetória marcada pela simplicidade e humildade. Lembrando ações importantes da gestão do ex-presidente, como a campanha Assine Mais Saúde e as iniciativas voltadas para a erradicação da pobreza, elogiou o ex-colega. “Você nos ensinou a receber todos, sem exceção. É um dos amigos que vamos guardar para sempre”, concluiu.

Trajetória - Bacharel em Direito, Dinis Pinheiro exerceu por alguns anos a função de tabelião de notas no Cartório do 2º Ofício da Comarca de Ibirité e ocupou o cargo de chefe de gabinete da Prefeitura de Ibirité, de 1989 a 1990.

A trajetória política dele inciou-se em 1994, quando foi eleito o mais jovem deputado de Minas. Elegeu-se para cinco legislaturas consecutivas, tendo sido o parlamentar estadual mais votado nos dois últimos pleitos que disputou.

Dinis Pinheiro ocupou a Primeira Secretaria da ALMG na 16ª Legislatura (2007-2011). Na 17ª Legislatura, foi eleito presidente pela primeira vez, sendo reeleito em 2013. Foi também presidente do Colégio de Presidentes das Assembleias Legislativas.

Também participaram das duas solenidades o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, e o ex-governador Alberto Pinto Coelho, entre outras autoridades.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

13/08/2020

Reintegração de posse é novamente criticada em Plenário

Deputados condenam atuação do governo e da Polícia Militar no caso. Um parlamentar defende ação policial no Sul de MG.

13/08/2020

Artistas fazem releituras de obras da literatura e da música

Apresentações do Minas Arte em Casa da próxima semana, sempre às 19 horas, também trazem encenações de autoria própria.

13/08/2020

Regiões Norte e Triângulo Norte sofrem regressão de fase

Decisão do Comitê Covid-19 atende ao Plano Minas Consciente, de orientação na retomada segura de atividades econômicas.

13/08/2020

Deliberação autoriza retomada das buscas em Brumadinho

Operações haviam sido suspensas em março para evitar aglomerações. Medidas de prevenção à Covid-19 serão observadas.

14/08/2020 Aumenta a participação no Legislativo por meio de ferramentas virtuais
Seu browser não suporta flash player
00:03:07 | Download (2937kb)

13/08/2020 Opiniões sobre projetos de lei aumentam durante isolamento social
Seu browser não suporta flash player
00:02:46 | Download (5204kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter