Comissão para analisar indicação para Arsae elege presidente
Autarquia tem a missão de fiscalizar a prestação de serviços de abastecimento de água e saneamento básico.
30/09/2015 - 15:47Os deputados Cristiano Siveira (PT) e Bonifácio Mourão (PSDB) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice da Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que vai avaliar a indicação de Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso para o cargo de diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado (Arsae-MG). A votação ocorreu em reunião nesta quarta-feira (30/9/15).
O indicado pelo governador Fernando Pimentel é bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Análise Ambiental pela mesma instituição. Cardoso foi diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto de São João del-Rei (Damae).
Ele também atuou como professor universitário no Instituto Presidente Tancredo Neves, no mesmo município; e foi consultor ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), onde atuou no licenciamento ambiental de hidrelétricas e linhas de transmissão. Foi ainda consultor ambiental na empresa de consultoria Ecodinamica Ltda., com atuação em vários projetos de gestão ambiental em hidrelétricas, e, por fim, elegeu-se prefeito de Prados (Região Central do Estado) e presidiu o Consórcio do Samu da cidade vizinha de Barbacena.
Após realizar uma sabatina do indicado, a comissão emite um parecer, e então a indicação segue para discussão e votação em turno único no Plenário.
Arsae-MG – A agência é uma autarquia que tem como missão fiscalizar e orientar a prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, buscando a universalização do atendimento e a qualidade dos serviços, em benefício da saúde pública e com compromisso com o meio ambiente.