Vanderlei Eustáquio Machado (centro), ressaltou que o reconhecimento do Legislativo ajuda a resgatar o prestígio e a valorização que o profissional farmacêutico merece

ALMG homenageia o Conselho Regional de Farmácia

Reunião Especial de Plenário também antecipou celebrações do Dia do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro.

25/09/2015 - 11:52

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na noite dessa quinta-feira (24/9/15), Reunião Especial destinada a homenagear o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e o Dia Internacional do Farmacêutico, celebrado em 25 de setembro. Responsável pelo requerimento que originou a homenagem, o deputado Ulysses Gomes (PT) destacou o simbolismo de celebrar o aniversário do CRF e enfatizou a importância do profissional farmacêutico. “É mais do que uma profissão; é, sem dúvida, uma escolha de vida”, afirmou.

Representando o presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), o deputado Ricardo Faria (PCdoB) lamentou o fato de os profissionais da área serem subutilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). “É um profissional dotado de capacidade, conhecimento de bioquímica, de farmacocinética, das interações medicamentosas e ainda é muito utilizado em questões burocráticas. Além disso, tem um perfil assistencial valoroso”, elogiou.

Na sequência, o parlamentar leu uma carta do deputado Adalclever Lopes, na qual o presidente da ALMG enfatiza que o farmacêutico é responsável pela “ligação entre a medicina e a humanidade sofredora” e classifica o profissional da área como “o grande responsável pelo conhecimento do uso dos medicamentos, tanto nas práticas voltadas à saúde individual quanto à coletiva”.

Ao receber a placa comemorativa, o presidente do CRF, Vanderlei Eustáquio Machado, destacou a satisfação de receber o reconhecimento do Legislativo pela primeira vez, ressaltando que a celebração ajuda a resgatar o prestígio e a valorização que a profissão merece.

“Esta é a primeira vez que o Legislativo Estadual reconhece a importância do nosso conselho e do farmacêutico como agente de promoção da saúde, indispensável ao bem-estar social. Isso reflete o quanto nossa profissão amadureceu e o quanto o Conselho Regional de Farmácia se fortaleceu”, disse.

A homenagem foi prestigiada pelo secretário de Estado de Governo, Odair Cunha; pelos prefeitos de Luminárias e de Poços de Caldas (ambos municípios do Sul de Minas), respectivamente Arthur Maia Amaral e Eloísio do Carmo Lourenço; pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Nivaldo da Silva; pelo presidente do Conselho Empresarial de Cultura da Associação Comercial e Empresarial, Jorge Carlos Borges de Souza; pelo presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Ivonaldo Aristeu Gardingo; e pela integrante do Conselho Federal de Farmácia, Maria Alícia.

CRF e Dia do Farmacêutico - Em 21 de novembro de 1960, o presidente da República Juscelino Kubitschek criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, por meio da Lei 3.820. A deliberação foi decorrente de um movimento iniciado pelos farmacêuticos, que lutavam pela regulamentação da profissão e pela criação de um órgão para zelar pela observância dos princípios da ética e da disciplina dos profissionais.

Já o Dia Internacional do Farmacêutico foi instituído em 2010 pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, visando a dar unidade à categoria em todo o mundo.