Deputados vão debater documentário da CUT e agressão a índia
Comissão de Direitos Humanos aprova requerimentos para audiências; uma delas para lançar o filme Dublê de Eletricista.
24/09/2015 - 16:45Os deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram nesta quinta-feira (24/9/15) requerimento para audiência pública que marcará o lançamento, em Minas Gerais, do documentário Dublê de Eletricista, promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro-MG). O requerimento é do deputado Rogério Correia (PT), que sugeriu o próximo dia 2 de outubro, às 19 horas, data do lançamento nacional do documentário.
Na mesma reunião, foi aprovado requerimento, também de Rogério Correia, para debater em outra audiência pública atos de violência praticados contra indígenas da etnia xacriabá durante a manifestação popular “Grito dos Excluídos”. Segundo o requerimento, o fato ocorreu no último dia 7 de setembro, feriado da Independência, em Montes Claros (Norte de Minas).
Nessa mesma data, a índia Juvana Xacriabá alega ter sido vítima de truculência policial, caso que denunciou em outra reunião da comissão, no último dia 9. Segundo ela, uma postura de deboche por parte do prefeito Ruy Muniz (PRB) teria acirrado os ânimos e levado ao abalo de uma grade próxima ao local onde estava posicionada. Em razão disso, ela teria sido bruscamente abordada por um policial militar, que a algemou e jogou no chão. A justificativa para isso foi uma suposta ameaça com arco e flecha contra o prefeito, objeto que ela diz ser inofensivo, uma peça de artesanato.