Jornalistas se comprometeram a avaliar o material entregue pelos deputados

Comissão discute problemas do SUS em visita à Rádio Itatiaia

Deputados querem mostrar dificuldades decorrentes da falta de recursos para a saúde pública.

24/09/2015 - 11:50 - Atualizado em 24/09/2015 - 12:25

Em visita à Rádio Itatiaia nesta quinta-feira (24/9/15), os deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) apresentaram dados sobre o financiamento da saúde no Brasil. O objetivo, segundo o deputado Arlen Santiago (PTB), presidente da comissão, é angariar apoio da imprensa para promover o conhecimento da população sobre os problemas na área. Eles foram recebidos pela diretora de jornalismo Maria Cláudia Santos e pelo apresentador Carlos Viana, que se comprometeram a avaliar o material entregue para a produção de uma série de reportagens sobre o assunto.

“A população ainda não se apropriou do problema, ainda não entendeu que se trata de uma questão política, ainda responsabiliza os médicos e a direção dos hospitais”, disse o deputado Arlen Santiago. Ele apresentou alguns dados, como os valores pagos pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) comparados aos preços reais de cada procedimento, o que evidencia, para ele, a defasagem da tabela. Segundo ele, os hospitais estão com grandes dívidas bancárias e alguns já teriam deixado de pagar os médicos há alguns meses e entrado em fase de desabastecimento de itens básicos, como álcool e atadura.

“A comissão tem realizado reuniões sobre o caos da saúde e o assunto acaba sempre na questão do financiamento. A inflação na saúde é ainda mais do que o índice oficial, e a tabela não é reajustada há anos”, completou o deputado Antônio Jorge (PPS). Ele citou contingenciamentos orçamentários federais e criticou as mudanças propostas no ICMS pelo Projeto de Lei 2.817/15, atualmente em tramitação na ALMG, que, segundo ele, elevaria ainda mais os custos dos hospitais.