Seminário de energias renováveis recebe visita de comissão

Evento na Câmara dos Deputados vai abordar a importância das pequenas centrais hidrelétricas.

18/09/2015 - 12:10 - Atualizado em 18/09/2015 - 16:19

Os deputados da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) participam, nesta terça-feira (22/9/15), do II Seminário Nacional de PCHs, CGHs e Microgeração – Futuro das Energias Renováveis no Brasil. A visita, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PP), está marcada para as 9 horas, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O seminário é promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa das Pequenas Centrais Hidrelétricas e Microgeração, com o apoio da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas. O evento destina-se a discutir as formas como o Congresso Nacional pode ajudar a incentivar a construção de pequenas hidrelétricas (PCHs e CGHs), reduzindo a burocracia e as dificuldades operacionais de seu licenciamento ambiental.

Segundo a assessoria do deputado Gil Pereira, a comissão tem direcionado seus esforços para a questão das energias renováveis, em especial da energia solar. Minas Gerais está na vanguarda do desenvolvimento dessa fonte de energia, pois já conta com legislação que garante incentivos fiscais e financeiros para a cadeia produtiva do setor. No governo anterior, o deputado Gil Pereira atuou para estimular os investimentos fotovoltaicos, como secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas.