Presidente da Assembleia recebe visita de embaixador chileno
O encontro teve objetivo de discutir o incremento das relações comerciais entre Minas Gerais e o país sul-americano.
15/09/2015 - 12:34 - Atualizado em 15/09/2015 - 14:21O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), recebeu, nesta terça-feira (15/9/15), o embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri, para uma conversa sobre a possibilidade de incrementar as relações comerciais entre Minas e o País. Também participaram do encontro o vice-governador do Estado, Antônio Andrade; o cônsul honorário do Chile em Belo Horizonte, Alexandre Penido; o 1°-secretário da ALMG, deputado Ulysses Gomes (PT); o 1°-vice-presidente da ALMG, deputado Hely Tarqüinio (PV); o líder da Maioria, deputado Vanderlei Miranda (PMDB); e o vice-líder do Governo, deputado Fábio Cherem (PSD).
Durante a reunião, o embaixador chileno reforçou a necessidade de ampliação do comércio entre Minas Gerais e o Chile em um período de desvalorização mundial do preço das commodities (produtos "in natura", cultivados ou de extração mineral). Isso porque, segundo ele, o comércio entre os países sul-americanos é, em sua maioria, de produtos manufaturados.
“Os países da América do Sul passam por dificuldades e os processos de integração devem fazer parte da solução”, destacou. Ele afirmou ainda que o comércio intrarregional representa 20% do total de trocas dos países, enquanto na Europa esse índice chega a 75%.
Para Jaime Guzmuri, Minas e o Chile têm características econômicas complementares. Ele destacou ainda que, no ano passado, as trocas comerciais entre os mineiros e chilenos somaram um total de U$ 260 milhões. Desse valor, o Chile exportou para o Estado U$ 150 milhões, enquanto Minas vendeu para o país sul-americano U$ 110 milhões.
No encontro, o presidente da ALMG destacou que, apesar da insegurança política nacional, Minas Gerais se encontra em um momento de harmonia entre os Poderes. Tal cenário é propício para investimentos estrangeiros. “O Estado é o melhor lugar para se investir. Aqui, somos parceiros de nossos investidores”, afirmou Adalclever Lopes.