Deputados vão cobrar conclusão de concurso público

Eles vão ao secretário de Defesa Social reivindicar cronograma de processo seletivo de agentes penitenciários.

03/09/2015 - 19:31

Os deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitam nesta sexta-feira (4/9/15) o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos, para tratar da nomeação de concursados para os cargos de agente penitenciário e agente de segurança socioeducativo. O encontro está marcado para as 10 horas, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (Rua da Bahia, 1.600/1º andar - Lourdes).

Os autores do requerimento para a realização da visita são os deputados Sargento Rodrigues (PDT), João Leite (PSDB), Cabo Júlio (PMDB) e Missionário Marcio Santiago (PTB). O objetivo é entregar ao secretário relatório de reunião da comissão realizada no dia 2 de julho, na qual os participantes do concurso reivindicaram a conclusão do certame e a nomeação dos aprovados.

O concurso para os dois cargos está em andamento desde 2013. São 3.535 vagas para o cargo de agente penitenciário e 820 vagas para o cargo de agente socioeducativo. Já foram concluídas três etapas do certame – prova escrita, avaliação psicológica e teste físico – e foi iniciada a quarta etapa, de investigação social. Mas não existe cronograma para terminar esta e as próximas duas etapas do processo seletivo, que são exame médico e curso de formação.

O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária (Sindasp-MG) e os participantes do concurso cobram a definição das próximas etapas e a consequente nomeação dos aprovados no concurso, e os deputados vão levar essas reivindicações ao secretário de Defesa Social.