Eleição de diretores de escolas volta a ser debatida
Comissão de Educação realiza nova audiência sobre o tema, enfocando os requisitos para habilitação dos interessados.
04/09/2015 - 12:39Na sequência das discussões sobre a gestão democrática das escolas públicas, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza outra audiência pública sobre o tema. A reunião, solicitada pelo deputado Ivair Nogueira (PMDB), será nesta quinta-feira (10/9/15), às 9h30, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. O tema central dos debates são os requisitos para habilitação dos interessados em concorrer à eleição para diretor e vice-diretor escolar.
A comissão já realizou outra audiência pública sobre o assunto, no dia 9 de julho deste ano, em que o foco das discussões foi a consulta às comunidades escolares para nomeação dos gestores das instituições de ensino públicas. Na ocasião, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) promoveu uma consulta pública sobre os critérios a serem contemplados no edital para eleição de diretor e vice-diretor, que foram entregues à secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo.
“Tendo em vista a oficialização da proposta do Sind-UTE ao Governo do Estado e o encaminhamento de outras sugestões em sentido diferente, como a do Colegiado de Diretores Estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B, queremos dar continuidade ao debate”, ressalta o deputado Ivair Nogueira.
Convidados - Além da própria secretária Macaé Evaristo dos Santos, da coordenadora-geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, e do presidente do Colegiado de Diretores da SRE Metropolitana B, Márcio Antônio Fonseca, foram convidados para a audiência: a subsecretária de Estado de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Neves de Mendonça; e os presidentes dos Colegiados de Diretores Escolares das SREs Metropolitanas A e B, respectivamente Leonardo de Souza Lima e Frederico Vieira dos Santos; e, ainda, as presidentes das Associações de Diretores de Escolas Oficiais do Estado de Minas Geras (Adeomg), Ana Maria Belo de Abreu; e de Professores Públicos de Minas Gerais (APPMG), Joana D'arc Gontijo.