Deputados vão discutir situação de aprovados em concurso
Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas busca soluções para concursados da Secretaria de Estado de Saúde.
04/09/2015 - 13:20A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, em audiência pública, a previsão de nomeações dos aprovados no concurso público da Secretaria de Estado de Saúde (SES), regido pelo edital 2, de 2014, e homologado em fevereiro de 2015. A reunião, solicitada pelo deputado Arlen Santiago (PTB), presidente da comissão, será na próxima quarta-feira (9/9/15), às 15 horas, no Auditório.
Segundo o parlamentar, a comissão quer discutir soluções que garantam o direito dos concursados. Ele lamentou que ainda haja casos de terceirização em detrimento dos candidatos aprovados em concurso. “Eu considero irregular, já que a aprovação dentro do número de vagas confere ao aprovado direito líquido e certo à nomeação, e não apenas expectativa de direito. O que queremos com isso é acabar com esse problema que tanto angustia milhares de pessoas que investem o futuro em um concurso público e veem seu lugar ocupado por terceirizados", disse.
Convidados - Para o debate foram convidados o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, Gilmar de Assis; o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva; o diretor administrativo do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde), Zilar Fernandes Almeida; a presidente da Associação dos Especialistas em Políticas e Gestão da Saúde do Estado (AEPGS), Diana Martins Barbosa; e as representantes dos aprovados no concurso, advogada Camila Zanon Gomes e Bárbara Quintela Zanette.