Audiência e visita tratam de energia solar no Norte de MG

Região é considerada estratégica por deter o quarto melhor ponto de captação de energia solar no País.

01/09/2015 - 15:23 - Atualizado em 04/09/2015 - 11:35

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ao Norte de Minas na terça-feira (8/9/15) para tratar de questões relativas ao uso da energia solar na região. Às 9 horas, a comissão vai a Capitão Enéas para visitar a Fazenda Lagoa de São João (Lagoa de São João, 9.999), com o objetivo de conhecer projetos de irrigação movidos por energia solar. A segunda atividade da comissão será uma audiência na Câmara Municipal de Montes Claros (Rua Urbino Viana, 600 - Vila Guilhermina), às 14h30, para discutir a energia solar e as demandas de energia elétrica do município. Os dois eventos foram requeridos pelo deputado Gil Pereira (PP), presidente da comissão.

As atividades fazem parte do trabalho que a comissão tem desenvolvido para estimular a energia solar no Estado. Segundo informações do gabinete do deputado Gil Pereira, a crise hídrica, o consequente encarecimento da energia hidrelétrica e a crescente demanda por energias sustentáveis exigem a reestruturação da matriz energética brasileira. Além disso, a importância de se discutir o assunto no Norte de Minas se deve ao fato da região ser apontada como uma das melhores no País para a instalação de usinas solares, por reunir condições que favorecem o investimento nesse tipo de energia.

"O uso da energia solar passa por acelerada expansão no mundo inteiro, tendo como vantagens seu reduzido impacto ambiental e preço cada vez mais competitivo. O potencial do Norte de Minas para o setor é enorme, pois a região detém o quarto melhor ponto de captação de energia solar do Brasil, segundo o Atlas Solarimétrico da Cemig", explica o deputado Gil Pereira.

Convidados - Para a reunião em Montes Claros, foram convidados o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz; o prefeito Ruy Muniz; o presidente da Câmara Municipal, José Marcos Martins de Freitas,; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizete Rufino; o presidente da Cemig, Mauro Borges; o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto; o presidente de Furnas Centrais Elétricas, Flavio Decat de Moura; o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim; o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite; e o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Nelson Colaferro Júnior.