O programa também vai abordar a automedicação, quando as pessoas tomam remédios por conta própria - Arquivo/ALMG

Panorama fala sobre hipocondria e automedicação

Programa da TV Assembleia vai ao ar nesta terça (25), às 8h30.

24/08/2015 - 14:46

A hipocondria é a mania que algumas pessoas têm de achar que estão sempre doentes, com dores ou problemas de saúde, sem que haja nenhuma comprovação médica ou científica para isso. O assunto será discutido no programa Panorama, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta terça-feira (25/8/15), às 8h30, com reprises às 19h30 e à 1 da manhã.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Os convidados para debater a questão são o psiquiatra e professor do curso de Medicina da PUC Minas, Renato Diniz Silveira, e o professor do departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sebastião Leal.

Automedicação - O programa também vai abordar a questão da automedicação, costume que muita gente tem de tomar remédios por conta própria, sem procurar a ajuda de um profissional de saúde.

Especialmente para este programa, a repórter Maria Cláudia Barreto realizou uma série de entrevistas nas ruas de Belo Horizonte em que pessoas de diversas idades e profissões relataram casos de hipocondria de amigos e parentes. Muitas também admitiram ou deram opiniões a respeito da automedicação.

Para o psiquiatra Renato Diniz Silveira, é preciso diferenciar a automedicação do autocuidado. “Não é problema tomar um analgésico para uma dor de cabeça. A atenção deve ser se os sintomas persistirem depois de tomado o medicamento”, afirma Silveira.

O médico Sebastião Leal confirma que a automedicação sempre existiu. Segundo ele, cada paciente é único e, a cada consulta, ele deve ser percebido de uma maneira diferente. “É um perigo quando um médico diz que está acostumado com o paciente”, considera Leal.