Comissão de Esporte discute incentivos para o futebol amador
Situação dos campos de várzea na Região Metropolitana de Belo Horizonte será discutida em audiência pública na ALMG.
21/08/2015 - 17:28Com a finalidade de debater a prática do futebol amador na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública na próxima terça-feira (25/8/15), às 11 horas, no Teatro. A audiência tem como objetivo debater a necessidade de incentivos do poder público para fomentar o futebol amador no Estado.
Os autores do requerimento são os deputados Geraldo Pimenta (PCdoB) e Anselmo José Domingos (PTC), presidente da comissão. De acordo com Geraldo Pimenta, “as ligas de futebol amador, em especial de Betim, Contagem e Belo Horizonte, que são tradicionais, estão enfrentando muitas dificuldades". Betim, lembra o deputado, já contou com mais de 50 campos de várzea, que estão aos poucos se acabando”. O parlamentar salientou que “sempre é bom lembrar que é no futebol de várzea que despontaram muitos atletas profissionais. Essa penúria do futebol amador vai trazer reflexos negativos para o futebol brasileiro no futuro”.
Já o deputado Anselmo José Domingos reafirma que “os clubes do futebol amador da Região Metropolitana estão passando por dificuldade devido à exploração imobiliária”. Acrescentou que os parlamentares pretendem discutir a situação dos campos de várzea e quais as políticas públicas que poderão ser implantadas para ajudar os clubes de futebol amador.
Convidados - Foram convidados para participar da audiência o Secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Marco Antônio Badaró Bianchini; o gerente de Esporte de Rendimento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Belo Horizonte, Sidney Jairo Zabeu; a coordenadora de Gestão do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte do Ministério do Esporte, Tatiane Ferreira Gomes; o presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Modesto Guimarães Neto; e o vice-presidente da Federação Mineira de Futebol, Ernani Marcos do Carmo.
Também foram convidados Úrsula Nogueira, coordenadora do setor de Esportes da Rádio Itatiaia; Armando Bastos de Oliveira, chefe de Redação do Globo Esporte da TV Globo Minas; e Fernando Lúcio Correa, presidente da Associação Mineira de Desenvolvimento Humano (AMDH).