Comissão lembra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Audiência pública acontece nesta terça-feira (25) e terá como tema a conquista de novos espaços de inclusão.

21/08/2015 - 18:13

Nesta terça-feira (25/8/15), às 9h30, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove audiência pública para lembrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD). A semana, uma iniciativa da Federação Nacional das Apaes, terá como tema “Inclusão se conquista com autonomia”.

Segundo o site da entidade, o espaço da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla deve ser utilizado para realizar ações em prol da luta pela defesa de direitos das pessoas com deficiência e a conquista de novos espaços de inclusão.

A inclusão como discurso, afirma a Federação Nacional, invadiu a sociedade e vem sendo utilizada como forma de referir-se à justiça social e à cidadania e aos benefícios de populações submetidas a práticas excludentes e de privação da convivência social. “De formas muitas vezes desumanas e indignas, pessoas com deficiência tiveram o acesso aos direitos sociais negados”, destaca.

Entre outros temas, na reunião será debatida o problema das pessoas com essa deficiência que estão em processo de envelhecimento e não possuem tutela familiar.

Convidados - Para a reunião, foram convidados o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o deputado federal e presidente da Federação das APAEs de Minas Gerais, Eduardo Barbosa; a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conped), Kátia Ferraz Ferreira; a presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (Apape), Maria Aparecida de Oliveira; a diretora do Centro Especializado Nossa Senhora D'Assumpção (Censa) Betim/MG, Natália Inês Costa; e a diretora administrativa da Comunidade Escolar Comum Viver, Maria Cristina Machado Ribeiro.