Deputados debatem problemas na Rede Fhemig
Comissão de Saúde vai cobrar soluções para falta de profissionais, obras paralisadas e precárias condições de trabalho.
14/08/2015 - 12:23Elaborar um plano de ação para solucionar os inúmeros problemas detectados nos últimos meses na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima quarta-feira (19/8/15), a partir das 15 horas, no Plenarinho IV, atendendo a requerimento do deputado Arlen Santiago (PTB), que preside a comissão.
Entre os problemas que serão debatidos, o parlamentar destaca a falta de médicos e enfermeiros, obras paralisadas e precárias condições de infraestrutura e de trabalho, todos detectados em visitas realizadas a alguns hospitais. Ainda de acordo com o deputado Arlen Santiago, é importante que a Comissão de Saúde cobre do Governo do Estado as melhorias prometidas.
“Temos que exigir ações efetivas para a solução da crise vivenciada na saúde pública do Estado. O Hospital Infantil João Paulo II, por exemplo, está passando por sérios problemas. Não podemos aceitar que mães voltem para casa com seus filhos nos braços porque, por falta de profissionais, foi negado atendimento médico de urgência no único hospital público infantil de Belo Horizonte”, afirma o deputado Arlen Santiago.
O parlamentar lembra ainda que a Fhemig prometeu a abertura de concurso público e a contratação imediata de médicos para o Hospital João Paulo II, mas nada foi feito ainda. “Queremos saber os prazos para que esses problemas sejam resolvidos. Eles prometeram soluções e não estão cumprindo. Queremos saber quando será o concurso e quando esses médicos serão contratados. Vamos acompanhar também a retomada das obras, que estão paralisadas. Prometeram para ainda esse mês, mas vamos verificar”, completa.
Convidados - Foram convidados para o debate o secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o presidente da Fhemig, Jorge Raimundo Nahas; o diretor administrativo do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, Zilar Fernandes Almeida; o presidente da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais, Carlos Augusto Martins Passos; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos), Geraldo Antônio Henrique da Conceição; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, Gilmar de Assis; e o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva.