Festa do congado será homenageada pela ALMG
Manifestação da cultura popular será lembrada em Reunião Especial de Plenário na sexta-feira (21).
13/08/2015 - 16:22Atendendo a pedido do deputado Glaycon Franco (PTN), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai homenagear o congado em uma Reunião Especial de Plenário marcada para sexta-feira (21/8/15), às 20 horas. Quem vai receber a homenagem é a congadeira Isabel Casimira Gasparino, filha da Rainha Conga de Minas Gerias, Isabel Casimira das Dores Gasparino, falecida recentemente.
A festa do congado, normalmente realizada nos meses de maio a outubro, é a herança de uma manifestação da religiosidade popular em forma de préstitos (cortejos) que vem sendo transmitida de geração em geração.
Apesar de sua origem controvertida, as raízes do congado estão na África. Considerada uma dança de origem escrava, reúne hoje todos que identificam nas suas histórias familiares situações de privação atribuídas ao cativeiro. Por sua vez, os reis e rainhas do congado são uma influência portuguesa, cuja monarquia teria servido de modelo aos negros cativos para a organização da estrutura interna da dança.
Durante a festa, os antepassados, as almas dos escravos, o fundador das irmandades, rainhas e capitães falecidos são lembrados e reverenciados. A cultura congadeira é sempre fiel à ancestralidade, e em cada região apresenta uma característica diferente.