O relator, deputado Dilzon Melo (à direita), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, da CCJ

Fabricantes de televisores deverão recolher aparelhos usados

Projeto propõe medida para evitar descartes inadequados de aparelhos.

12/08/2015 - 14:15

O Projeto de Lei (PL) 239/15, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os fabricantes, as distribuidoras e as empresas que comercializam televisões darem uma correta destinação ambiental a esses aparelhos quando eles estiverem inutilizados, recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na reunião da manhã desta quarta-feira (12/8/15), o deputado Dilzon Melo (PTB), relator da matéria, opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto, que tramita em 1º turno, segue agora para Plenário.

A proposta, de autoria dos deputados Fred Costa (PEN), Anselmo José Domingos (PTC) e Paulo Lamac (PT), determina que os estabelecimentos que fabricam e comercializam televisores disponibilizem recipientes para a coleta desses equipamentos, quando estiverem usados ou danificados. O PL também determina que essas empresas desenvolvam campanhas educativas de esclarecimentos sobre os riscos do descarte na natureza desses equipamentos.

O substitutivo n° 1, apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça, altera a Lei 13.766, de 2000, que dispõe sobre a política estadual de apoio e incentivo à coleta seletiva de lixo, acrescentando a menção aos aparelhos televisores em seu artigo 4º.