Convidados do Panorama vão ajudar a entender como prevenir as doenças sexualmente transmissíveis - Arquivo/ALMG

Doenças Sexualmente Transmissíveis são tema do Panorama

Programa da TV Assembleia que aborda avanço das DST estreia nesta quarta (12), às 8h30.

11/08/2015 - 12:58 - Atualizado em 11/08/2015 - 15:52

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de seis milhões de novos casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST) surjam por ano no mundo. A estimativa não inclui a Aids, mas são outras doenças - como a infecção clamidiana, sífilis, gonorréia e herpes genital - que tornam o organismo mais vulnerável a outros problemas e danos como cegueira, paralisia e até câncer do colo do útero. Todas elas também podem levar a morte se não forem tratadas. A prevenção é simples e conhecida: é preciso usar a camisinha. O problema é que ainda há muita resistência ao uso do preservativo. Uma pesquisa mostrou que 45% das pessoas que fizeram sexo nos últimos 12 meses não usaram nenhuma proteção.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

No programa Panorama que estreia nesta quarta-feira (12/8/15), às 8h30, o médico infectologista Dirceu Greco, ex-diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde, também professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e a enfermeira Jordana Lima, coordenadora estadual do programa de DST, Aids, e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Minas Gerais (SES/MG), nos ajudam a entender como prevenir estas doenças.

Será que as campanhas estão dando resultado? Por que, então, aumentam os casos de sífilis e de Aids entre os jovens? Será que a nova geração está trocando a camisinha pela profilaxia pós-exposição (PEP), também conhecida como pílula do dia seguinte? E qual o risco disso para o tratamento das outras DST's?

Reprises - O programa Panorama terá novas exibições às 19h30 desta quarta (12) e à 1 hora da manhã desta quinta (13).