Função da Fapemig em pesquisas agropecuárias será discutida
Comissão vai se reunir para entender contribuição da fundação na pesquisa agropecuária e conhecer programas estaduais.
07/08/2015 - 10:13O papel da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no fomento da pesquisa agropecuária será tema de audiência pública nesta quarta-feira (12/8/15). A reunião será realizada pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no Auditório, às 15 horas.
"Sabemos e reconhecemos o papel estratégico que esta fundação exerce em nosso Estado para o fortalecimento da ciência. Queremos com esta audiência entender qual a sua contribuição na área da pesquisa agropecuária e também saber dos programas e políticas públicas estaduais", explicou o deputado João Alberto (PMDB), autor do requerimento.
O parlamentar ressaltou, ainda, que é preciso estimular a inovação em Minas Gerais e que a instituição é essencial nesse caminho. A Fapemig é uma agência de fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica e está subordinada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
Convidados – Foram chamados para a audiência o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa da Silva Júnior; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Hernan Chaimovich Guralnik; o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Evaldo Ferreira Vilela; o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Rui da Silva Verneque; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões; e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Vilson Luiz da Silva.