Denúncias de maus-tratos a animais motivam visita a Passos
Comissão de Proteção dos Animais vai verificar reclamações de precariedade no funcionamento do canil municipal.
09/07/2015 - 16:19 - Atualizado em 15/07/2015 - 14:15Para verificar denúncias de precariedade do funcionamento do canil de Passos (Sul de Minas), deputados da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão ao município na sexta-feira (17/7/15). A visita, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), pelos deputados Fred Costa (PEN), Agostinho Patrus Filho (PV), Ricardo Faria (PCdoB) e Roberto Andrade (PTN) e pela deputada Ione Pinheiro (DEM), será as 14 horas na Rua Genaro Joele, 576 - Distrito Industrial.
De acordo com informações do gabinete do deputado Noraldino Júnior, são muitas as reclamações sobre a infraestrutura e funcionamento do canil local, como espaço insuficiente para acomodação dos animais recolhidos e carência na manutenção periódica do local. Os protetores dos animais também reclamam de falta de qualificação técnica dos funcionários e de recursos materiais essenciais à operacionalização do canil. Confome as denúncias, medicamentos e alimentos não são oferecidos em quantidade e qualidade necessárias; há deficiência no controle e no cadastro dos processos de recepção e doação de animais; e não há veículos especialmente destinados ao recolhimento de animais nas vias públicas.
Esses problemas já teriam sido discutidos pelo Conselho Municipal de Saúde de Passos e foi criada a Comissão Pró-Canil na cidade, para denunciar a situação. Uma petição pública também teria sido encaminhada para a Câmara Municipal, mas, conforme as denúncias, as providências ainda não foram tomadas.
Convidados - Foram convidados para a visita em Passos o prefeito Ataide Vilela; o presidente da Câmara Municipal, João Batista de Resende; o secretário municipal de Saúde, Dickson Helinton de Castro; e a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do município, Marta Helena Beraldo de Andrade. Também são aguardados representantes de três organizações não governamentais: Nara Pimenta de Morais e Maria Elise Rodrigues Pinto, da Patas Amigas; e Wagner Chaves, coordenador da Bicho Amigo.