ALMG lança programa que valoriza obras culturais mineiras
Iniciativa será marcada por evento no Salão Nobre, na terça-feira (7), às 19 horas.
02/07/2015 - 14:06 - Atualizado em 02/07/2015 - 15:57A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta terça-feira (7/7/15) o lançamento do Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil. O evento, que deve receber autoridades e representantes das comunidades acadêmica e do meio cultural, está marcado para as 19 horas, no Salão Nobre. Por meio dessa iniciativa, a Casa vai lançar ou republicar livros que possam contribuir para a compreensão do desenvolvimento político e social do Estado e do País.
O programa é uma iniciativa do Parlamento mineiro e, na oportunidade, será lançada a nova edição do livro "História da Revolução Liberal de 1842", de autoria do cônego Marinho, originalmente publicado em 1844. A obra é o 1º volume da Coleção Minas de História e Cultura, que integra o programa. A publicação será disponibilizada também em formato eletrônico, no Portal da Assembleia na internet.
Como explica o deputado Lafayette de Andrada (PSDB), coordenador do programa e responsável por selecionar os livros e definir o padrão editorial, a obra foi publicada pela primeira vez com o título "História do movimento político que no ano de 1842 teve lugar na província de Minas Gerais".
A iniciativa, segundo o parlamentar, tem como objetivo valorizar as riquezas da cultura e da história de Minas Gerais, por meio da construção de um acervo literário que possa ser acessado por mineiros de todas as idades e partes do Estado. “Neste primeiro livro, por exemplo, o autor, pessoa influente na Revolução Liberal em Minas, narra com riqueza de detalhes esse movimento. É uma obra de destaque, que mostra fatos relevantes da história mineira”, completou.