Deputados visitam Cemig nesta segunda-feira (13)
Objetivo é conhecer disponibilidade da rede de distribuição que atende Projeto Minas Comunica II.
10/07/2015 - 15:00A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai à Cemig (Avenida Barbacena, 1.200, 18° andar), nesta segunda-feira (13/7/15), para obter informações sobre a capilaridade e disponibilidade de redes de distribuição para atendimento às antenas e estações rádio base do Projeto Minas Comunica II. A visita, marcada para 11 horas, foi solicitada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).
De acordo com Dalmo Ribeiro Silva, a visita é uma decorrência da audiência pública realizada no início de junho. “Durante a audiência, ficou claro que a falta de infraestrutura por parte da Cemig tem sido um entrave para o bom andamento do programa, já que a empresa telefônica não consegue levar o sinal de telefonia celular com a falta de energia”, avaliou o deputado.
Na audiência realizada na ALMG, um representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), garantiu a continuidade do Minas Comunica II, que tem o objetivo de ampliar a cobertura de telefonia celular no Estado.
A primeira etapa do Minas Comunica começou em 2007, com o objetivo de levar telefonia móvel para todas as regiões do Estado. Iniciada em abril de 2015, a segunda etapa do programa visa a ampliar a cobertura celular 3G em pequenas localidades que ainda não contam com o serviço de telefonia móvel. O programa, executado pela operadora Vivo, deverá beneficiar diretamente 1,17 milhão de pessoas em 692 distritos de 359 municípios. O programa tem previsão de ser concluído em março de 2016.
Convidados - Para acompanhar a comissão à Cemig foram convidados o diretor-geral do Instituto de Geoinformação e Tecnologia (Igtec), Daniel Lisberni Marra Fonseca; o diretor-geral do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel), José Francisco Vieira Seniuk; o superintendente Central de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Rodrigo Diniz Lara; a diretora de Ciências Geodésicas e de Ordenamento Territorial do Instituto de Geoinformação e Tecnologia (Igtec), Aliane Maria Motta Baeta; e o consultor de Relações Institucionais da Vivo, Ricardo Mascarenhas Lopes Cançado Diniz.