Suspensa ação de reintegração de posse em ocupações em BH

Representantes da ALMG participaram de reunião em que foram retomadas negociações entre moradores e governo.

22/06/2015 - 19:38

A reintegração de posse, determinada pela Justiça, nas ocupações da região conhecida como Isidora (ou Isidoro), em Belo Horizonte, foi suspensa por pelo menos duas semanas. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (22/6/15), em reunião que contou com representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na Defensoria Pública. O deputado Rogério Correia (PT) coordenou a reunião, à qual também estiveram presentes os deputados Paulo Lamac e Marília Campos (ambos do PT).

Também participaram da reunião representantes do Governo do Estado, da Arquidiocese de Belo Horizonte, das ocupações e de entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Estima-se que mais de 8 mil famílias vivem nas ocupações Vitória, Rosa Leão e Esperança, na Região Norte de Belo Horizonte. Para atender a reivindicação dessas famílias por moradia, o governo havia proposto a construção de conjuntos habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê a desocupação de parte da área para que as obras sejam feitas. Mas até então, os moradores não tinham aceitado essa proposta. 

“Os moradores conseguiram duas semanas para que possam avaliar melhor a proposta que o Governo do Estado fez”, informou o deputado Rogério Correia. Segundo ele, eles questionam onde ficarão até que essas obras sejam concluídas.

Já a deputada Marília Campos enfatizou que a retomada da negociação demonstra a disposição dos dois lados - moradores e governo - em buscar uma solução de consenso para o impasse. “Esses moradores querem avaliar a proposta e saber como ficarão até que as obras sejam concluídas”, disse.