As apresentações, todas gratuitas, acontecem no Teatro da Assembleia - Arquivo/ALMG

ALMG sedia 9° Encontro de Corais

Quinze corais de instituições públicas e privadas se apresentam gratuitamente no Teatro da Assembleia.

22/06/2015 - 15:51 - Atualizado em 25/06/2015 - 14:33

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima semana o 9º Encontro de Corais, que reunirá 15 corais de instituições públicas e privadas mineiras. Os objetivos do evento são proporcionar o intercâmbio entre corais de instituições públicas, dar visibilidade ao trabalho realizado pelos diferentes corais e valorizar a atividade cultural dos servidores e familiares dentro do ambiente de trabalho.

No repertório a ser apresentado, músicas clássicas e tradicionais de coral, canções populares brasileiras e estrangeiras. As apresentações, todas gratuitas, acontecerão no Teatro da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho), sempre iniciando-se às 19h30.

A exceção é a abertura do evento, que acontece na segunda-feira (29/6/15), às 20 horas, com ingressos a R$ 1, numa edição especial do projeto Segunda Musical que trará o grupo Tenores in Concert, que reúne os tenores Flávio Bastos, Hélcio Rodrigues, Petrônio Duarte, Rogério Miúra, Sandro Assumpção, Wagner Soares e Wellington Vilaça.

Formado em 2006, o grupo é o resultado de parceria entre sete cantores líricos engajados num projeto de difusão da música de câmara e concerto. Com um repertório de clássicos da música erudita e popular, o espetáculo vai proporcionar ao público um passeio pelas obras de compositores como Andrew Lloyd Webber, Ennio Morricone, Guiseppe Verdi e Carlos Gardel. Os tenores serão acompanhados pela pianista Islei Corrêa e pelo percussionista Felipe Kneipp.

Na terça-feira (30), quem abre as apresentações do dia é o Coral da Assembleia, regido pelo maestro Guilherme Bragança. Em seguida, o Coral Imprensa Oficial, com regência de Vivian Assis. O terceiro coral da noite é o da Copasa, com a maestrina Eliane Fajioli. Logo depois, apresenta-se o Coral Trem das Vozes, com regência de Cleude William. Encerrando o primeiro dia, o Coral Cemig/Gremig, regido por Luiz Flávio dos Santos.

Já na quarta-feira (1º/7), as apresentações iniciam-se com o Coral Encanto das Gerais, da OAB-MG, com o regente Robson Lopes. Em seguida, apresenta-se o Coral do BDMG, com o maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira. Depois, o Coral Vozes na Estrada, do DER-MG, com o regente Marco Antônio Drumond. Logo depois, o Coral Vozes de Minas, dos Correios, com o maestro Sérgio Canedo. E por fim, o Coral Petrobras Regap, com regência de Maria do Carmo Souza Campara.

Na quinta-feira (2), a primeira apresentação é do Coral Vozes das Gerais (INSS/Receita), que tem como regente Robson Lopes. Depois apresenta-se o Coral da Orquestra de Câmara do Sesc, com a maestrina Flávia Campanha de Oliveira. Logo em seguida vem o Coral do Ministério Público de Minas Gerais, com regência de Cristina Bello, seguido do Coral Contas e Contos (Tribunal de Contas), também com o maestro Cleude William. Encerrando as apresentações, o Coral da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB-BH), com o regente Leonardo Cunha.

O evento encerra-se na sexta-feira (3), com reunião de confraternização e troca de experiências entre regentes e coordenadores, a partir das 18h30, no restaurante da Associação dos Servidores da Assembleia de Minas (Aslemg) - Rua Dias Adorno, 300, Santo Agostinho.